domingo, 19 de maio de 2013

MARIA VISITA...

                        Maria nos ensina a amar e servir como Jesus


A verdadeira devoção a Maria é aquela que nos conduz a seu Filho. Maria está junto de Jesus e junto a nós em nossa caminhada. Conhecê-la mais, nos levará a sermos melhores seguidores de Jesus.
Maria ocupa o lugar único, mais perto de Cristo e mais perto de nós (ConcílioVaticano II). A Graça que Maria nos dá não vem dela e ela nada segura para si. Tudo vem de Deus e para Deus volta. Ela é como um espelho, reflete e transmite a Graça de Deus. Portanto, qualquer oração para Maria nos coloca em sintonia com Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Jesus, o único mediador, a única ponte que liga a humanidade a Deus, quer contar conosco. Nós somos colaboradores e o exemplo de Maria deve permear a nossa missão. Ela nos ensina a:
Escutar a Palavra com fé e alegria. Maria ouve a Palavra de Deus com fé, guarda no coração e a põe em prática.
“Alegre-se, cheia de graça! O Senhor está com você!” (Lc 1,28).
“Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra” (Lc 1,38).
“Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu” (Lc 1,45).
Na anunciação, Maria é chamada para entregar sua vida toda a serviço da missão do seu Filho. A ação de plenitude e de graça é plena em Maria por obra de Deus. Nós também somos agraciados por Deus. Ele nos chama a ficarmos alegres na sua presença.
Acolher a Palavra e meditá-la no coração
“Maria conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração”. (Lc 2, 19.51)
Ela aprende a ler os fatos, acolhe-os como palavra de vida e os guarda no coração. Nós, como Maria, somos chamados a cultivar a interioridade, para meditar fatos e palavras da vida e da Bíblia, guardá-las no coração e melhorar a nossa prática cristã.
Pôr em prática transformando em belos frutos
“Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre!” (Lc 1,42).
Maria peregrina e missionária visita Isabel e já leva Jesus em seu ventre, ela é o primeiro Sacrário do Senhor. Nós, que contamos com a presença do Espírito Santo e o exemplo de Maria, somos chamados a assumir nossa missão de casal cristão, colocando em prática todos os ensinamentos de Cristo.
Maria foi constantemente provocada pelas palavras e atitudes de Jesus, que eram tão diferentes das pessoas de seu tempo. À medida que Jesus dizia ou fazia algo novo, ela se sentia chamada a dar mais um passo na fé.
No canto da libertação messiânica “Magnificat” (Lc 1,46-55), Maria mostra a opção preferencial de Deus pelos pobres: louva a Deus e intercede pelo povo, exalta a misericórdia de Deus e suplica que Ele se manifeste como libertação do povo humilhado.
Na primeira parte do Magnificat, ela demonstra humildade em ser a serva unida ao povo de Deus e mostra a alegria em ser a bendita mãe do Messias.
Na segunda parte, Maria consciente da história, da luta e da esperança do seu povo, confirma o amor de Deus e sua ação libertadora, sua esperança na realização das promessas messiânicas e afirma que não quer a morte (dispersa os soberbos), mas a conversão. Ela mostra que o nosso Deus toma partido e pode ser chamado de Justiça, Santidade e Misericórdia.
Na última parte, Maria que é filha do antigo povo e Mãe e filha do novo, afirma que o Messias vem para todos os povos, Ele quer a salvação geral.
Nas Bodas de Caná, acontece o primeiro milagre de Jesus e conta com a atenção e intercessão de nossa Mãe Maria. Vejamos sua participação:
“No terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava lá. Jesus também tinha sido convidado para esta festa de casamento, junto com seus discípulos”(Jo 2,1-2).
João narra que no terceiro dia (dia da glória, revelação) houve uma festa de casamento, símbolo da aliança, e Maria é citada antes de Jesus, mostrando que ela abre o caminho de Cristo.
“Faltou vinho e a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho! Jesus respondeu: Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou” (Jo 2,3-4).
Maria, atenta às necessidades de seu povo, antecipa o primeiro milagre de Jesus e demonstra ser a mediadora do povo junto ao Messias. Na verdade, ela não pede expressamente um milagre, mas suas palavras chegam a Jesus na esperança de que Jesus intervenha na situação de necessidade.
“A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: Façam o que ele mandar” (Jo 2,5).
Aqui, Maria age como Evangelizadora, remete a Jesus. É esta mensagem que Maria nos diz: acolher, escutar e viver a Palavra de Jesus.
Enfim, Maria, que é a mãe da comunidade de Jesus, inspira a vida de cada cristão e da Igreja. Chama-nos a sermos discípulos fiéis de Jesus, ouvindo, acolhendo e praticando sua Palavra. Com Maria, nos empenhamos a lutar por um mundo melhor para construir uma sociedade mais perto do projeto de Deus.
Um fraterno abraço.
Lucita e Marialvo
Casal Secretaria e Tesouraria da SR-Brasil
Fonte: http://www.ens.org.br/site/index.php?secao=4&edicao=201111&texto=545

Nenhum comentário:

Postar um comentário