sexta-feira, 10 de outubro de 2014

ELEIÇÃO 2014 mês de Outubro - EQUIPE DE NOSSA SENHORA



A Escolha do casal responsável de Equipe 


Todo ser humano é dom, graça divina, e quando nos descobrimos como dom, damo-nos conta de que temos uma missão,
uma tarefa neste mundo e nesta história.
Está se aproximando o momento de escolhermos o novo CRE para o próximo ano. 

Para uma escolha acertada, é importante que todos os casais orem ao Espírito Santo, pedindo sua intercessão tanto para decidir qual casal escolher, quanto para colocar-se à disposição no caso de ser o casal escolhido pela equipe.
Para nos prepararmos no espírito de responsabilidade, lembremo-nos da parábola do Evangelho: “O Reino dos Céus é semelhante a um proprie­tário que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha” (Mt 20,1). A imensa vinha do Senhor é o mundo inteiro e nós todos somos responsáveis pela construção do seu Reino. Vez por outra, assim como na parábola, Deus nos chama nominalmente através dos irmãos equipistas, para assumirmos mais de perto esta responsabilidade.
O Casal escolhido deve sentir-se chamado por Deus, para amar “mais”: Amar mais o Senhor, amar mais os irmãos e as irmãs, amar mais a Igreja.
Vamos encarar esse chamado à responsabilidade como uma oportunidade de conversão, na medida em que somos convidados a nos conhecermos verdadeiramente, a estarmos constantemente atentos à sua Vontade, a desenvolvermos e fortificarmos as capacidades que nos ajudam a ir ao encontro da comunhão com o outro: a escutarmos os outros e a aprendermos com eles; a nos deixarmos interpelar por Sua Palavra e a deixarmos brotar, sem medo, a fonte que existe em nós.
Dar o nosso “Sim” para a equipe, sem vacilações e com entusiasmo, é de certa forma mostrar a Deus nossa gratidão por sua bondade em nos distinguir com este convite para o amor. E é claro que nunca nos sentiremos prontos para o serviço. Se, porém, nos abandonarmos à ação do Espírito Santo, o Senhor se manifestará, fazendo crescer em nós os “dons” que nos confiou - cada casal tem os seus - e que serão aqueles que nos serão necessários no momento certo, para o nível de responsabilidade que será o nosso.

“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir minha voz e abrir a porta,entrarei em sua casa e cearemos juntos” (Ap. 3,20).

O que devemos observar na eleição do novo CRE:
a) Procurar sempre o bem da equipe, escolhendo o casal que naquele ano tem melhores condições de exercer esse serviço.
b) Preparar-se com orações ao Espírito Santo, deixando de lado as preferências pessoais.
c) A escolha não deve seguir o critério do rodízio ou do sorteio.
d) Escolher o casal mais apto do ponto de vista espiritual e humano. O voto é secreto e individual, não do casal. A apuração é confiada ao SCE.
e) Cada membro da equipe precisa discernir que casal está mais disponível naquele momento da caminhada, de modo a contribuir para o crescimento comunitário da equipe, devendo acolher-se com alegria o volun­tariado daqueles que se julgarem em boas condições.
f) Nesse discernimento, é preciso considerar valores como: coerência entre fé e vida, formação cristã e equipista, apostolado, boa comunicação, amor e entusiasmo pelo Movimento.
(ENS - O Casal Responsável de Equipe. Pág. 13 e 14).

“Amar-te a ti, Senhor, em todas as coisas e a todas as coisas e a todos em ti. Em tudo amar e servir”

Autores: Avani e Carlos Eq. N. S. do Rosário — Setor E Porto Alegre/RS
                              (CARTA MENSAL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário