sexta-feira, 12 de abril de 2013

Ponto Concreto de Esforço - PCE

Por que fazer Retiro?
Vinde à parte, para algum lugar deserto, e descansai um pouco (Mc 6,31).
Ao propor “nenhum equipista sem retiro em 2006”, o Movimento têm em conta não existir melhor oportunidade para uma experiência com Cristo que o Retiro. O tema de estudo do ano éA descoberta do Cristo, que nos interpela: Quem, dizem os homens, que Eu sou? E vós, quem dizeis que eu sou? Por isso, o lema de 2006 é um convite objetivo: Casal chamado a contemplar a Face de Cristo”.
Contemplar a Face de Cristo!... Como? S. João da Cruz ensina: O Pai pronunciou uma Palavra; essa Palavra é seu Filho, e Ele o pronuncia para sempre no silêncio eterno; e é no silêncio que a alma tem de ouvi-lo. Cristo só pode ser ouvido no silêncio, na meditação. Assim se completa o trio de PCE conducentes ao conhecimento de Cristo – Escuta da Palavra, Meditação e Retiro. “Á parte, num lugar deserto”, longe das preocupações rotineiras, no silêncio exterior e interior, poderemos sentir Deus dentro de nós, escutá-lo sem interrupção, meditar sua Palavra e fazer dela o molde de nossa vida.
O próprio Jesus considerou isso indispensável: Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz muito fruto; porque, sem mim nada podereis fazer.Convencidos? Nem todos. Talvez Nanci e eu nos sentíssemos desobrigados do Retiro por estarmos “sem tempo”, “sem dinheiro” e “sem com quem deixar os filhos”. Como despertar? Às vezes é preciso um choque. Jesus usou esse recurso na parábola do homem rico, cujos campos produziram muito e planejava “descansar, comer, beber e regalar-se”; mas morreria naquela noite (cf. Lc 12,13).
Imaginemos, então, que pouco tempo depois eu sofresse um infarto, mas sobrevivesse. Em repouso numa cama de UTI, na certa refletiria sobre a “sorte” que tive. Estaria preocupado com as despesas médicas? Sim, mas acharia que valeu a pena. O trabalho que esperasse, e os filhos ficariam com amigos da equipe. Comigo, só a mulher, e apenas quando permitido pelo médico.
A reflexão não se limitaria a coisas materiais. E se tivesse morrido? Com um pouco de juízo, mudaria minha vida. Não só a vida sedentária, carente de exercício físico, mas a vida espiritual. Talvez lembrasse meu sábio pai, que, quando contava algum “caso” envolvendo alguém falecido, advertia:... fulano hoje está na verdade, e nós na mentira! É possível que entendesse: “Mentira tem pernas curtas”. Assim a vida terrena. Já a vida espiritual, como a verdade, é eterna. Fizera a opção errada! – Priorizara a mentira!..
No Encontro em Itaici, Cida e Raimundo lembravam que “não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual, mas seres espirituais tendo uma experiência humana” (Pe. T. de Chardin). Ora, todo homem precisa se fazer as perguntas fundamentais: Quem sou eu? Por que vim ao mundo? Claro, não foi para esgotar-me na busca de bens e confortos passageiros.“Buscai primeiro o Reino de Deus...”
Mais tarde, o “enfartado” se conscientizaria de muitas coisas. O risco de morte o faria reconsiderar a inconsistência de suas desculpas para não fazer o retiro. E o retiro poderia tê-lo despertado da vida estressante...
A vida sem a perspectiva da eternidade nos arrasta para o materialismo. Nossas necessidades são inventadas pela mídia e, inconscientes, exigimos nossa cota de prazer aqui e agora. Tal ótica mundana esconde a realidade: somos mais que o corpo e suas necessidades. No mundo, deveríamos agir como o estrangeiro saudoso, que cumpre os deveres do país que o abriga, mas tem o coração ligado à pátria distante. Se junta algum dinheiro, é para viver melhor no lugar de origem. Assim o cristão: amealha para o Reinotesouros que não enferrujam nem podem ser roubados. A Palavra nos alerta sobre as preocupações excessivas, mas nossos ouvidos estão fechados. É preciso parar para refletir.
No Retiro, nossos olhos e ouvidos poderão se abrir, então perceberemos nossa eterna fuga da dor do vazio no prazer, confundido este com felicidade. Ilusão substituída por outra, e outra... e o vazio só aumenta. Só Deus pode preenchê-lo: “Ó Deus... por ti madrugo. Minha alma tem sede de ti, minha carne te deseja com ardor, como terra seca, esgotada, sem água”, clamava o Rei Davi (Sl 63, 2).
O despertar pode ser semelhante ao que acontece com uma criança: passa o dia absorvida em seus brinquedos, mas, no fim da tarde, irrequieta, chora e pede resoluta: “Agora eu quero minha mãe”. Alguém já disse que o mundo é uma feira de vaidades, que ilude a criança com doces e brinquedos, fazendo-a esquecer de sua verdadeira herança.
Mas onde está nossa mãe, nossa herança? Onde, enfim, está Deus? “Tarde aprendi a amar-te, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde aprendi a amar-te! Tu estavas dentro de mim, e eu estava no mundo.... Eu te buscava fora de mim, e corrompido..., deixei-me atrair pelas coisas adoráveis de tua criação. Tu estavas comigo mas eu não estava contigo”, confessou Santo Agostinho (Confissões X, 27).
Sabemos onde Ele está. O Retiro pode ser a porta.

Nanci e Rubens Chiaroti 

CRR Região Paraná Norte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário