terça-feira, 2 de abril de 2013

Autismo: Santa Sé convida a desfazer estereótipos


Cidade do Vaticano (RV) – Celebra-se neste dia 2 de abril o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo.
Para esta ocasião, o Presidente do Pontifício Conselho da Pastoral para o Agentes de Saúde, Arcebispo Zygmunt Zimowski, divulgou uma mensagem para manifestar a solidariedade da Igreja para com as pessoas autistas e suas famílias. 
“Autismo: uma palavra que ainda provoca medo não obstante em muitas culturas se iniciou a aceitar socialmente as pessoas com dificuldades, a desfazer preconceitos que circundam essas pessoas e suas famílias” – escreve Dom Zimowski. 
Definir alguém autista comporta quase que automaticamente um juízo negativo e, implicitamente, uma sentença de distanciamento definitivo da sociedade. Do outro lado, a pessoa parece incapaz de comunicar de maneira profícua com os outros “seu maravilhoso universo interior”. “É justamente esta imagem estereotipada que precisa ser profundamente revisada”, defende o Arcebispo. 
Na prática, se trata de acolher as crianças autistas nos diversos setores das atividades sociais, educativas e litúrgicas de modo proporcional à sua capacidade de relação. 
Para quem recebeu o dom da fé, essa solidariedade se torna presença amorosa junto a quem sofre. Dom Zimowski cita então o Beato João Paulo II, no oitavo ano de sua morte, num discurso pronunciado em janeiro de 2004: 
“A qualidade de vida no âmbito de uma comunidade mede-se em grande parte pelo compromisso na assistência aos mais débeis e aos mais necessitados e pelo respeito da sua dignidade de homens e de mulheres. O mundo dos direitos não pode ser privilégio só dos sadios. Também a pessoa portadora de deficiência deverá ser facilitada para que participe, na medida do possível, na vida da sociedade e seja ajudada a realizar todas as suas capacidades de ordem física, psíquica e espiritual. Só quando são reconhecidos os direitos dos mais débeis é que uma sociedade pode considerar-se fundada sobre o direito e sobre a justiça.” (BF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário