sexta-feira, 12 de abril de 2013

Oração conjugal e a união de almas

Amados irmãos

Quando entramos no Movimento, comentava-se muito o resultado de uma pesquisa realizada nas ENS, apontando dois PCE como os mais difíceis de serem realizados. Um deles era a Oração Conjugal.
Nunca nos aprofundamos nas motivações que levaram à pesquisa, mas o seu resultado sempre inquietou-nos.
Como, num movimento de espiritualidade conjugal, o PCE que é justamente um momento privilegiado de abertura do casal, da família, do lar à ação do Espírito Santo esteja entre os que apresentam a maior dificuldade de realização?
A ênfase a ser dada à oração conjugal a partir do tema “Textos escolhidos do Padre Caffarel”irá proporcionar-nos um fecundo retorno às fontes e irá ajudar-nos a romper um ciclo que confunde dificuldade em viver um PCE com a sua não realização.
Mesmo que indesejada, a dificuldade na oração conjugal pode permitir-nos algum benefício. Precisamos aprender a esperar que o Senhor nos conceda a graça da oração e nos torne capazes de expor a nossa pobreza ao Seu olhar, como faz o publicano em sua oração cotidiana: “Meu Deus, tem piedade de mim, pecador!” (Lc 18,13)
Todos desejamos viver o matrimônio como um lugar de amor, um projeto de felicidade e um caminho para a santidade, mas ele só será caminho para Deus se recorrermos continuamente às energias espirituais que ele contém. (Orar 15 dias com o Pe. Caffarel) A oração conjugal é um dos meios para tal.
Por isso, lembramos aqui o testemunho de Dª Nancy Moncau sobre o assunto. Para ela, oração conjugal e qualidade da união dos cônjuges caminham juntas. Recorda-nos que o Pe. Caffarel falava de três dimensões da união dos casais cristãos: união de corpos, união de corações e união de almas. União de almas significa ambos os cônjuges pensarem da mesma maneira, os dois buscarem as mesmas metas, os dois caminharem na mesma direção e se colocarem na posição de filhos que conversam com o seu Pai.... Talvez a nossa dificuldade seja uma união de almas um pouco fraquinha.
A nossa expectativa, quanto à ênfase que daremos à oração conjugal, é que ela nos ajude a perceber o nosso cônjuge como o dom mais precioso que Deus nos confiou e que a redescoberta da essência deste PCE torne-o efetivamente para todos nós um tempo forte do culto a Deus.
É isso que expressa o nosso lema de 2009: “Casal, procura Cristo e viverás”.
Que o ânimo que brota da fidelidade de Maria e José fortaleça a nossa união de almas e mantenha os nossos lares abertos à ação do Espírito.

Graça e Roberto, CRSR
Ano 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário