quinta-feira, 1 de novembro de 2018

RETIRO DAS ENS SETORES PETRÓPOLIS OESTE E ITAIPAVA


"O RETIRO COMEÇA AGORA!"

(Frei Arthur Vianna Ferreira)





            Nos dias 27 e 28 de outubro ocorreu no Convento Madre Regina o retiro dos equipistas que integram os setores Petrópolis Oeste e Itaipava, da Região Rio II.

            Os Retiros não devem ser entendido apenas como “um PCE a ser cumprido" mas como um tempo privilegiado de deserto, um tempo para que tenhamos uma forte experiência de Deus, e uma oportunidade de avançarmos em nosso caminho de santificação.” (O Retiro nas Equipes de Nossa Senhora, pág. 5)

            O Retiro é um tempo “de jejum de palavras para ser fartura de escuta da voz de Deus, que fala no silêncio”. (Pe. Frei Avelino Pértile OCD, citado em O Retiro nas Equipes de Nossa Senhora, pág. 5)

            O pregador foi o Frei Agostiniano Arthur Vianna Ferreira, SCE das ENS e grande incentivador do Movimento. Ele centrou a condução dos trabalhos em momentos de palestras e dinâmicas de reflexão em casal.

             As intervenções na sala de palestras giraram em torno do tripé AUTODOMÍNIO, CONFIANÇA E MISERICÓRDIA, como virtudes a serem buscadas por todo equipista.

            As dinâmicas de reflexão em casal compreenderam a leitura de textos bíblicos, procurando, cada qual, a inserção da realidade de sua vida nos ensinamentos de Jesus.

            Tivemos o momento do terço e da procissão em honra à Nossa Senhora, tudo ornamentado pelas flores e pelo extremo cuidado do Convento Madre Regina que muito nos ajudaram a, de fato, estarmos mais perto de Deus.

            Ao final, Frei Arthur nos entregou outros textos para reflexão durante os próximos meses, alertando-nos com uma frase que permanecerá em nossos corações:
      
“O Retiro começa agora!”

            Nosso agradecimento aos casais que prepararam este momento com tanto carinho, sendo o nosso desejo que Deus muito os recompense.

            Abaixo, as fotos de alguns momentos vividos por nós:



























2 comentários:

  1. Realmente recebemos o convite por Deus para que cada casal tivesse a oportunidade de voltar ao primeiro amor, refletir e perdoar-se mutuamente. Vivenciar a prática do autodomínio, da confiança e da misericórdia em todas as dinâmicas. Excelente retiro!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom saber que aproveitaram estes momentos de reflexão.
    Muito bom ver rostos amigos e que há tempos não nos encontramos.
    Fiquem com Deus. Nossa Senhora os cubra com seu manto .

    ResponderExcluir