domingo, 15 de abril de 2018

PAPA FRANCISCO - CINCO ANOS DE PONTIFICADO


PAPA FRANCISCO COMPLETA CINCO ANOS DE PONTIFICADO




                Em 19 de março de 2018, com muita alegria, a Igreja e todo o povo de Deus comemorou os cinco anos de pontificado do Papa Francisco. Não poderíamos deixar passar essa data tão importante sem um registro aqui no blog.

                Para tanto, tomamos por base  a matéria “CINCO ANOS DO PONTIFICADO DE FRANCISCO”, de autoria do Professor Fernando Altemeyer Junior, publicada na Revista O MENSAGEIRO – nº 612 – Março/2018, extraindo dela algumas considerações.

                O papa FRANCISCO (Jorge Mario Bergoglio, 1936 - ) tem como foco articulador de seu pastoreio o cuidado prioritário ofertado aos migrantes e aos refugiados. Sua voz ecoa vigorosa em favor das periferias do planeta, insistindo que a misericórdia e a alegria são o estilo cristão mais transparente e de acordo com o amor de Deus na história humana.

                Propõe-nos que vivamos uma primavera pastoral em favor do planeta e dos povos e levar a sério as perguntas, as dúvidas e os árduos questionamentos de pessoas que estão cansadas, perdidas e até mesmo decepcionadas com a vida, com a Igreja e com Deus.

                Em seu pontificado o Papa assume como critério de ação a prática pastoral próxima ao povo e às comunidades.




                Até 29 de janeiro de 2018, ele pronunciou 984 discursos, 271 homilias, escreveu duas exortações apostólicas pós-sinodais: Evangelium Gaudium (A alegria do Evangelho), publicada em 24 de novembro de 2013, e Amoris Laetitia (A alegria do amor), em 08 de abril de 2016. Escreveu, também, duas encíclicas: Lumen fidei, de 29 de junho de 2013, e Laudato Si de 18 de junho de 2015, e tantos outros textos e atividades pastorais que marcam sua trajetória vitoriosa até aqui.






                FRANCISCO esteve no Brasil, de 22 a 29 de julho de 2013. Em uma semana no Brasil, ele reuniu milhões de pessoas no Rio de Janeiro e em Aparecida, interior de São Paulo, durante a Jornada Mundial da Juventude. Carismático, bebeu mate, abraçou fiéis, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adultos com palavras de fé e coragem, mas também com discursos duros, contra a desigualdade social, pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições.




                
                Os cinco anos do pontificado de Francisco são um bálsamo de oxigênio para os cristãos, e braços abertos aos outros crentes e mesmo aos ateus que buscam a verdade e a justiça no mundo. Ele veio propor algo novo, como pastor da esperança e da alegria, especialmente aos jovens, aos migrantes e às famílias.

                    Em relação às Equipes de Nossa Senhora, FRANCISCO, em 2015, por ocasião da realização do Encontro Internacional das Famílias, nos EUA, esteve presente e elaborou um discurso dirigido especificamente às ENS, sendo o seu intróito o seguinte: 

"Sinto-me feliz por vos receber, queridos responsáveis e conselheiros espirituais das Equipes de Nossa Senhora, por ocasião do vosso encontro mundial. Este encontro que tenho a alegria de viver convosco precede de algumas semanas o Sínodo dos Bispos que eu quis reunir em Roma, para que a Igreja reflicta com atenção cada vez maior sobre o que vivem as famílias, células vitais das nossas sociedades e da Igreja, e que se encontram, como sabeis, ameaçadas neste difícil contexto cultural. Nesta circunstância peço-vos, assim como a todos os casais das vossas equipes, que rezeis com fé e fervor pelos Padres sinodais e por mim."

                  Rezemos, sem cessar, para que Deus conserve nosso Papa FRANCISCO firme e determinado em sua caminhada e em seu belíssimo pastoreio.





Viva o Papa Francisco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário