quarta-feira, 18 de junho de 2014

CORPUS CHRISTI


Nesta quinta-feira, dia 19 de julho de 2014, toda a Igreja celebra o Corpus Christi com o objetivo de festejar solenemente o mistério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo.
Propriamente é a Quinta-feira Santa o dia da instituição, mas a lembrança da Paixão e Morte do Salvador não permite uma celebração festiva. Por isso, é na Festa de Corpus Christi que os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. 
A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.
Na festa de Corpus Christi a Igreja comemora a instituição do Santíssimo Sacramento da Eucaristia solenemente. Celebrada 60 dias depois da festa da Páscoa, a comemoração tem seu início numa quinta-feira e se estende até o domingo da Santíssima Trindade.
Durante a festa, são presididas missas e as ruas de muitas cidades do país são enfeitadas para a procissão em memória à caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento conta que o povo peregrino foi alimentado com maná no deserto. Com a instituição da Eucaristia, o povo é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
Essa celebração também é considerada muito especial por ser o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai às ruas e as pessoas louvam o inestimável dom da Eucaristia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário