quarta-feira, 18 de junho de 2014

AS ENS NO BRASIL.

EQUIPES DE NOSSA SENHORA 

64 ANOS NO BRASIL!




As Equipes chegaram ao Brasil em 1950, trazidas pelo casal  Nancy e Pedro Moncau, que, junto com outros casais, e assistidos pelo sacerdote Padre Oscar Melanson, firmaram e expandiram o Movimento neste imenso país.

O carisma do Movimento é a espiritualidade conjugal, isto é, ajuda os casais a se desenvolverem espiritualmente através do seu Matrimônio.

“As Equipes de Nossa Senhora têm como objetivo essencial ajudar os casais a  seguir em direção à santidade. Nem mais, nem menos" (Pe. Henri Caffarel)

É um Movimento de formação, em que os casais se abastecem para a prática do auxílio mútuo e fraterno, do testemunho e serviço ao próximo.

O Brasil foi o primeiro país de língua não francesa a receber as Equipes de Nossa Senhora.
No seu Livro “ Equipes de Nossa Senhora, ensaio sobre seu histórico”, Dona Nancy lembra um pouco os dias que antecederam esta graça:


“Lembro-me, ainda perfeitamente,  do dia em que vi Pedro aproximar-se com um maço de papéis na mão. Estava eufórico. Era a primeira documentação das equipes que chegara. E me disse: ‘ Eis o que há tanto tempo procurava!”(grifamos).
Mais tarde seu esposo Pedro comentava sobre a primeira reunião de equipe:
“Essa primeira reunião autoriza-me a ser otimista. Esperamos que nas reuniões que se seguirem o ideal e a mística das Equipes sejam gradualmente compreendidos e assimilados e que possamos um dia  constituir uma verdadeira Equipe de Nossa Senhora”.
       
Somos hoje (13/05/2014): 52 Regiões; 309 Setores; 3.550 Equipes; 21.172 casais; 54 viúvos; 338 viúvas; 406 AET; 1.792 SCE, totalizando: 44.934 membros.
Parabéns às Equipes pelos seus 64 anos no Brasil!!
Equipe de Super-Região.

(Extraído do site www.ens.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário