domingo, 1 de outubro de 2017


ELEIÇÃO DO CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE





             O mês de outubro chegou e, com ele, o momento da eleição do Casal Responsável de Equipe para a caminhada do próximo ano.

             Uma rápida leitura do Manual Casal Responsável de Equipe, nos deixa a par dessa importante tarefa confiada pela equipe de base a um de seus casais. É em cima do texto desse manual do Movimento das ENS que desenvolveremos nossa reflexão.

            Em primeiro lugar, cada casal deve se conscientizar que a eleição é um chamado do Senhor Deus ao serviço, deixando claro o documento que: ¨...Não é em seu próprio nome que os casais da equipe nos escolhem; é o Senhor, por meio deles. E não é porque merecemos, mas porque o Senhor assim o quis.”

            É, mais do que nunca, necessário que tomemos posse dessa verdade em nossa vida. Deus nos chama! Chamou Abraão, Moisés, os profetas, os santos, Maria Santíssima, e tantos outros. Chamou-nos, casais equipistas, e nos chama, também, ao serviço para sermos Casais Responsáveis de nossa Equipe de base. A escolha é dele. A resposta é nossa.

            Ele nos chama e nos capacita, como chamou e instruiu a Moisés em Ex 3,14-15; à Maria, em Lc 1,30.

            O Manual “O Casal Responsável de Equipe” define os critérios de escolha:

"a) todo ano se escolhe um Responsável pela sua Equipe, podendo permanecer o mesmo casal por dois anos consecutivos no máximo, mas é desejável que todos se beneficiem desse serviço. No entanto, nem todos estão aptos para exercer esta função em todos os momentos de sua vida. Portanto, para o bem da Equipe, deve-se escolher o que reúne melhores condições para exercer o serviço nesse momento;

b) A escolha é feita pelos próprios casais da Equipe, de preferência antes da reunião de balanço, de modo que o novo Responsável possa se inteirar melhor das resoluções da Equipe. É uma escolha muito séria, que não se deve permear de interesses ou preferências pessoais, mas com orações e com a intervenção do Espírito Santo. É um ato de fé.

c) Não são critérios de escolha o sorteio e a rotatividade .

d) A escolha se faz por voto secreto, individual, isto é, não de casal. O SCE faz a apuração e anuncia como escolhido o casal que tiver mais da metade dos votos. Se o número não for atingido da primeira vez, vota-se novamente. Se houver empate, o Conselheiro dá o seu voto de minerva, sem dar esse fato a conhecer. Aliás, o Conselheiro deve anunciar o casal escolhido sem anunciar o número de votos atingidos.

e) Cada membro da Equipe deve escolher o casal que se acha mais disponível e mais apto no momento, mas deve acolher o casal voluntário que se achar em boas condições.

f) Nesse processo de escolha deve considerar valores como: coerência entre fé e vida, formação cristã e equipista, apostolado, boa comunicação, amor e entusiasmo pelo Movimento. E deve-se evitar casais que passam por crises conjugal, emocional, etc.

É bom também que o casal esteja disponível e queira participar do EACRE, seja desprendido, tenha esperança, seja otimista, entusiasta e ame a sua Equipe."

          Diante desses critérios, cabe-nos escolhermos, em eleição, aquele casal de nossa equipe de base que mais se aproxima das características apontadas pelo Manual, sendo certo que a nossa escolha, repita-se, é a escolha do Senhor.

           Entendemos, também, que o Casal Responsável de Equipe, eleito, tem a oportunidade, sem igual, de crescimento na fé, vez que, assim investido, terá a função central de animação da equipe, estando atento ao calendário anual do Setor, incentivando os membros da equipe a participarem de todos os eventos programados.

            Logo no início do ano, acontece em nossa Região, o EACRE – Encontro Anual dos Casais Responsáveis de Equipe, sendo formidável momento de partilha com tantos equipistas dos diversos setores que compõem a região. É neste encontro que o CRE eleito toma conhecimento das diretrizes para a caminhada de sua equipe no ano, tema e lema, livro e fôlego divino para chegar entusiasmado à equipe de base.

            O CRE, ainda, deve se preocupar com a unidade de ação de sua equipe, estando atento às diretrizes indicadas pelo CRS, aos Estatutos e documentos,  de modo que a prática da equipe seja a da proposta do Movimento em todo o mundo.  

            Por fim, o CRE, eleito, cresce na fé porque é um chamado para ir adiante, amar mais, perdoar mais, acolher mais. A reunião de balanço que ocorrerá no mês de novembro pode ser ótimo momento para um diagnóstico do que deva ser melhorado e mantido também.

            



                     Desejamos uma ótima eleição a todas as equipes do Setor Itaipava.

O PODEROSO FEZ EM MIM MARAVILHAS E SANTO É O SEU NOME!!!
          


Nenhum comentário:

Postar um comentário