sexta-feira, 21 de abril de 2017

HOMILIA DOMINICAL


Homilia de Mons. José Maria Pereira 
II Domingo de Páscoa - Ano A
A Fé de Tomé

O Segundo Domingo da Páscoa foi chamado por São João Paulo ll, cuja canonização a Igreja
proclamou hoje, o domingo da Misericórdia!
Com a celebração do presente domingo da Misericórdia concluímos a Oitava de Páscoa, ou
seja, esta semana que a Igreja nos convidou a considerar como um dia só: ”O dia que o Senhor fez”.

Nestes dias de Páscoa a Liturgia nos fez assistir ao nascimento da fé pascal. Mediante a
narração das aparições do Ressuscitado, vimos renascer nos discípulos de Jesus, desanimados e dispersos, a fé e o amor para com Ele: a ressurreição gerou a fé.

Cristo ressuscitado é a razão de ser de nossa existência. Celebrar essa história é motivo de
grande alegria para os cristãos.

O evangelho ( Jo 20, 19-31) inicia falando do primeiro dia da semana, isto é, o Dia por
excelência, pois foi o dia da Ressurreição do Senhor; relata a aparição de Jesus Misericordioso aos seus discípulos no mesmo dia da sua Ressurreição, no qual derramou sobre eles e lhes confiou o tesouro da sua Paz e dos seus Sacramentos, e confirmou a nossa fé e a fé de todos os “Tomés” do mundo, que estão cheios de dúvidas e com ânsias de ter certezas.

“Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana” ( Jo 20,19), Jesus veio confortar os amigos
mais íntimos: A paz esteja convosco, disse-lhes. Depois mostrou-lhes as mãos e o lado. Nesta ocasião, Tomé não estava com os demais Apóstolos; não pôde, pois, ver o Senhor nem ouvir as suas palavras consoladoras.

Imagino os Apóstolos cheios de júbilo procurando Tomé para contar-lhe que tinham visto o
Senhor! Mal o encontraram, disseram-lhe: Vimos o Senhor! Tomé continuava profundamente abalado com a crucifixão e a morte do Mestre; quer ver para crer! Acredito que os Apóstolos devem ter-lhe repetido, de mil maneiras diferentes, a mesma verdade que era agora a sua alegria e a sua certeza: Vimos o Senhor!

Hoje nós temos que fazer o mesmo! Para muitos homens e para muitas mulheres, é como se
Cristo estivesse morto, porque pouco significa para eles e quase não conta nas suas vidas. A
nossa fé em Cristo ressuscitado anima-nos a ir ao encontro dessas pessoas e a dizer-lhes, de
mil maneiras diferentes, que Cristo vive, que estamos unidos a Ele pela fé e permanecemos
com Ele todos os dias; que Ele orienta e dá sentido à nossa vida.

Desta maneira, cumprindo essa exigência da fé que é difundi-la com o exemplo e a palavra,
contribuímos pessoalmente para a edificação da Igreja, como aqueles primeiros cristãos de
que falam os Atos dos Apóstolos: “Cada vez mais aumentava o número dos homens e
mulheres que acreditavam no Senhor” (At. 5,14).

Oito dias depois Jesus apareceu aos Apóstolos novamente e agora Tomé também estava; Jesus disse: “A paz esteja convosco. Depois disse a Tomé: Mete aqui o teu dedo e vê as minhas mãos…, não sejas incrédulo, mas fiel (Jo 20,26-27).

A resposta de Tomé é um ato de fé, de adoração e de entrega sem limites: Meu Senhor e meu
Deus! A fé do Apóstolo brota não tanto da evidência de Jesus, mas de uma dor imensa. O que o levou a adoração e ao retorno ao apostolado não são tanto as provas como o amor. Diz a Tradição que o Apóstolo Tomé morreu mártir pela fé no seu Senhor; consumiu a vida a seu
serviço.

As dúvidas de Tomé viriam a servir para confirmar a fé dos que mais tarde haviam de crer
n’Ele. Comenta São Gregório Magno: “Porventura pensais que foi um simples acaso que
aquele discípulo escolhido estivesse ausente, e que depois, ao voltar, ouvisse relatar a
aparição e, ao ouvir, duvidasse, e, duvidando, apalpasse, e, apalpando acreditasse? Não foi por acaso, mas por disposição divina que isso aconteceu. A divina clemência agiu de modo
admirável quando este discípulo que duvidava tocou as feridas das carnes do seu Mestre, pois assim curava em nós as chagas da incredulidade… Foi assim, duvidando e tocando, que o discípulo se tornou testemunha da verdadeira ressurreição”.

Peçamos ao Senhor que aumente em nós a fé, pois se a nossa fé for firme, também haverá
muitos que se apoiarão nela.

A virtude da fé é a que nos dá a verdadeira dimensão dos acontecimentos e a que nos permite julgar retamente todas as coisas. Somente com a luz da fé e a meditação da palavra divina é que é possível reconhecer Deus sempre e por toda a parte, esse Deus em quem vivemos e nos movemos e existimos (At 17,28).

Meu Senhor e meu Deus! Estas palavras têm servido de jaculatória a muitos cristãos, e como
ato de fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, quando se passa diante de um Sacrário ou no momento da Consagração na Missa.

A Ressurreição do Senhor é um apelo para que manifestemos com a nossa vida que Ele vive. As obras do cristão devem ser fruto e manifestação de sua fé em Cristo. Hoje também o Senhor quer que o mundo, a rua, o trabalho, as famílias sejam veículo para a transmissão da fé. Pois, a fé na Ressurreição de Cristo é a verdade fundamental da nossa salvação. “Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé “ ( 1Cor 15, 14 ).

A fé em Cristo era a força que congregava os primitivos cristãos numa coesão perfeita de
sentimentos e de vida: “A multidão dos que abraçavam a fé tinha um só coração e uma só
alma” (At. 4,32). Era uma fé tão arraigada que os levava a renunciar, voluntariamente, aos
próprios bens, para colocá-los à disposição dos mais necessitados, considerados
verdadeiramente irmãos em Cristo. É esta fé que hoje é tão escassa; para muitos que dizem
ser crente, a fé não exerce influência alguma nos seus costumes nem na sua vida. Um
cristianismo assim, não convence nem converte o mundo. É preciso voltar a acomodar a
própria fé ao exemplo da Igreja primitiva; é preciso pedir a Deus uma fé profunda, pois que, no poder da fé, está a certeza da vitória dos cristãos. “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé! Quem é que vence o mundo senão Aquele que crê que Jesus é Filho de Deus?” ( 1 Jo 5,4-5).

Oito dias depois da Páscoa, os discípulos estavam em casa quando Jesus veio, estando
fechadas as portas, parou no meio deles e disse: “A paz esteja convosco!” Também agora, na
nossa assembleia, Jesus vem em nosso meio e nos dá sua paz. Nós, como Tomé, O
reconhecemos como nosso Senhor e nosso Deus. Rezemos para que Ele faça de nós uma
verdadeira comunidade reunida em Seu nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário