domingo, 7 de agosto de 2011

OBRIGADO, MONSENHOR GILSON!

Na quarta-feira, dia 27 de julho, nós, o povo de Deus da Diocese de Petrópolis, recebemos uma grande notícia: o Papa Bento XVI nomeava, naquela manhã, Monsenhor Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar da Diocese Primaz de São Salvador. 
Confesso a vocês, caros leitores, que um duplo sentimento invadira meu coração naquele momento, o primeiro de tristeza, que é um  tanto quanto egoísta. Confesso e explico. Tive a alegria de conviver com o então padre Gilson desde o início do seu ministério sacerdotal. Logo depois da sua ordenação, em 2001, o saudoso Dom Jose Fernandes Veloso nomearia Pe. Gilson como vigário paroquial  de Cascatinha,  onde nasci e dei os primeiros passos na fé.
Quantos momentos fortes proporcionados por ele, como suas pregações consistentes, confissões atendidas, com alegria, pela graça do perdão concedido aos filhos da Igreja,  zelo na celebração da Santa Missa, quantos retiros pregados para casais, SCE das Equipes de Nossa Senhora, nova evangelização, jovens.... Tenho que ressaltar o primeiro congresso de jovens em Petrópolis o Adorai I, em Corrêas, pregado por ele! Como esquecer aquele retiro para líderes do Acampamento Juvenil e o FIJ (Formação Integral do Jovem), no sitio do Seminário quando com suas mãos consagradas, o então padre Gilson, em um momento de adoração, segurava o ostensório com Nosso Senhor e nos exortava ”deixai o homem velho e revesti-vos do homem novo, não tenhais medo, meus jovens”. Era o eco da voz de João Paulo II para nós naquela noite. 
Padre Gilson sempre nos indicando a santidade como a mais alta medida da vida cristã. Tive a honra  e o privilégio de com ele conviver, de muito perto, durante esses vinte anos de sua vida sacerdotal, com certeza uma escola para a vida. Em especial nessa semana dia 04 de agosto, celebremos com jubilo os seus vinte anos de ordenação sacerdotal.
Parte para Salvador um grande amigo, um pai que muitas vezes contribuiu para minha formação humana e espiritual, minha e de muitos. Seu exemplo de amor à igreja, sua obediência, seu zelo pela doutrina, sua devoção à Nossa Senhora, suas pregações ardorosas e tantas outras qualidades, sempre me fizeram acreditar que vale a pena continuar e que a santidade sempre será a medida mais alta da vida cristã. 
O outro sentimento é, com certeza, muito maior e sobrepõe-se ao primeiro: a Igreja, em especial a Diocese de Salvador, ganha um grande Bispo com todas essas qualidades e tantas outras que não citei mas que, com certeza, ficarão gravadas como exemplo no coração de muitos fieis de nossa Diocese.
Monsenhor Gilson assistiu meu casamento. Que alegria! 
Em outubro do ano passado batizou minha filha, a Bárbara. Que alegria! 
Lembranças que ficarão marcadas para o resto de nossas vidas. Hoje o povo da Diocese de Petrópolis só tem a agradecer a Nosso Senhor por nos ter dado a graça de conviver com um homem de Deus, que contribuiu muito para  nossa formação humana e espiritual, em especial de nossos seminaristas. Somos todos testemunhas do zelo com que cuidou das vocações sacerdotais, fazendo com que nosso Seminário continuasse sendo o coração, ou seja, o lugar mais importante de nossa Diocese, mesmo nos momentos mais difíceis em que o Senhor permitia a provação.
Jesus escolheu Monsenhor Gilson para ser sucessor dos Apóstolos. Que alegria!
Que Nossa Senhora ilumine seus caminhos e seu pastoreio e lhe dê muita luz para guiar seu rebanho. Pedimos a Deus: sustentai a fidelidade de nossos bispos, padres e ministros. 
Amém!!!!
Paulinho e Carla Cleffs
Casal reporter - Equipe 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário