domingo, 28 de outubro de 2012

MAGNIFICAT


A minh’alma engrandece o Senhor,
exulta meu espírito em  Deus, meu Salvador!
Porque olhou para a humildade de sua serva,
doravante as gerações hão de chamar-me de bendita!
O Poderoso fez em mim maravilhas,
  e Santo é seu nome!
Seu amor para sempre se estende,
sobre aqueles que O temem!
Manifesta o poder de seu braço,
dispersa os soberbos;
derruba os poderosos de seus tronos
e eleva os humildes;
sacia de bens os famintos,
 despede os ricos sem nada.
Acolhe Israel, seu servidor,
fiel ao seu amor,
como havia prometido a nossos pais,
em favor de Abraão e de seus filhos para sempre!
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo,
como era no princípio, agora e sempre
Amém!

sábado, 27 de outubro de 2012

REUNIÃO DO COLEGIADO

Queridos casais do Colegiado do Setor Itaipava
SCE - Pe Jardel Lima
Teresa e Beto
Pio e Neneia
Mirian e Luiz Henrique
Janete e Marco Antonio
Carla e Paulo Cleffs
Ane e Doca
Aninha e Cazé
Luciana e Marcelo
Marcia e Welmer - CRE
Carla e João Henrique - CRE
Rosana e Sergio - CRE
Veronica e Leandro - CRE
Hoje é nossa reunião de Colegiado!
Local: Corrêas, casa da Janete do Marco Antonio
Horário: 19h30min.
 Que Deus nos fortaleça cada vez mais!
Até lá,
Roseli e Aguinaldo
CRS Itaipava 

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Reunião de balanço: avaliar para crescer


Todos os anos, no mês de novembro, as Equipes realizam a sua reunião de Balanço. “Ela proporciona a todos os componentes da equipe a oportunidade de refletir e dar sua opinião, abertamente e com espírito cristão, sobre a situação da equipe, (sua caminhada, seus progressos ao longo do ano que termina) e preparar o ano seguinte. Não se pode esquecer que o mais importante é buscar a vontade de Deus para o casal e para a equipe, e discernir seu apelo para viver, mais autenticamente, o amor caridade, que é a alma de toda a comunidade cristã” (Guia das ENS Cap. VI, C, c).
Não façamos da reunião de Balanço “um balanço contábil”, em que basta somar ou diminuir os dados colhidos e fazer uma demonstração de projeção para o futuro. Balanço é voltar pelo caminho feito e rever os passos dados: como pessoa, como casal e como equipe. Sem medo, coloquemos lado a lado a nossa vida e as exigências das Equipes de Nossa Senhora, assumidas livremente.
O Balanço será ocasião para nos conhecermos melhor como pessoa, como esposo/esposa, como casal equipista. Poderemos nos perguntar: Estamos plantando a semente da vinha do Senhor? Estamos dando a oportunidade para que a nossa Equipe seja o solo fértil? Conseguimos, neste ano, alcançar um crescimento conjugal e familiar? Nossa equipe progrediu neste ano como comunidade de ajuda mútua no caminho da santidade?
O Padre Caffarel desde o início deixou bem claro: As Equipes de Nossa Senhora existem para aqueles que querem buscar a santidade. Não há Balanço sem consciência clara desta meta, sem a convicção do compromisso assumido e sem um reconhecimento do valor e da eficácia dos instrumentos e pedagogia colocados pelo Movimento ao nosso serviço.
É Deus quem nos chama à santidade e este mesmo Deus nos ama com um amor de infinita misericórdia. Ele conhece a nossa fragilidade e as dificuldades que temos em levar a cabo o que nós próprios decidimos fazer. Alegremo-nos com as conquistas que Deus nos permitiu e, ao mesmo tempo, retomemos corajosamente os esforços em direção aos objetivos ainda não plenamente alcançados, confiantes que Deus sempre estará conosco.
Preparemo-nos para a nossa reunião de Balanço de 2012 com humildade, responsabilidade e coração aberto, com a certeza de que Jesus está no centro a nos escutar. O saldo do nosso Balanço será positivo se a prioridade for Deus.
Socorro e Jura
CRS B - Brasília-DF
Fonte: http://www.ens.org.br/site/index.php?secao=4&edicao=201111&texto=551

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

PROVÍNCIA LESTE - Encontro Anual em BH

Estivemos presentes no Encontro Anual da Província Leste, realizado nos dias 19, 20 e 21 de outubro em Belo Horizonte/MG.
Na foto:
Padre Arthur (a esquerda) - SCE da Província Leste
Bete e Carlos Alberto (ao centro) - CRP Leste
Cida e Raimundo (a direita) - CRSR Brasil

Louvado seja Deus pelos irmãos SCE que permaneceram conosco nos três dias do Encontro!

"Em comunhão com toda Igreja, aqui estamos."

Fei Arthur no momento do Envio Missionário...
Ao fundo Roseli e Aguinaldo, no serviço!
  Homenagem ao novo CRP Leste, Bete e Carlos Alberto

Convivência! Alegria de estar junto aos irmãos equipistas!

Deus seja louvado através das Equipes de Nossa Senhora!
Roseli e Aguinaldo
CRS Itaipava

NOTÍCIAS DA EQUIPE 04 - Nossa Senhora Rainha da Paz




                                                    AMIGOS,
NOSSA VIDA É FEITA DE ALTOS E BAIXOS, DE MOMENTOS FELIZES E DE MOMENTOS DE GRANDES TRISTEZAS...
NOSSO MÊS DE SETEMBRO E OUTUBRO FOI EXATAMENTE ASSIM...
O VIVER EM EQUIPE NOS DÁ A OPORTUNIDADE DE VIVENCIARMOS COM TODOS AS ALEGRIAS E TRISTEZAS DE CADA UM, E FOI ASSIM QUE NO DIA 27 DE SETEMBRO DEMOS ADEUS AO SR NEVINHO,  PAI DE NOSSA COMPANHEIRA DE EQUIPE MYRIAN DO MÁRIO... A TRISTEZA É GRANDE, MAS SABEMOS QUE NOSSA FÉ NOS LEVA A ACREDITAR QUE ALGO MAIOR ACONTECE, E QUE A VIDA NÃO TERMINA ASSIM! SENDO ASSIM, ACREDITAMOS QUE ELE ESTÁ JUNTO AO PAI DO CÉU... QUE DEUS DÊ O CONFORTO À FAMÍLIA DO SR NEVINHO E AOS SEUS AMIGOS...
COMEMORAMOS VÁRIOS ANIVERSÁRIOS: DIA 14/09 DOCA DA ANE, E NIVER DE CASAMENTO DELES TAMBÉM NO DIA 16/09. PARTICIPAMOS TAMBÉM COM GRANDE ALEGRIA DO ANIVERSÁRIO DA CAROL, DA ANE E DOCA, E PUDEMOS DAR GRAÇAS À DEUS PELA SUA VIDA... E TAMBÉM POR SUA ALEGRIA QUE CONTAGIA A TODOS... PARABÉNS CAROL!!! DEUS TE ABENÇOE!! NO DIA 07/10 FOI O MEU DIA DE AGRADECER A DEUS, NÃO SÓ PELA VIDA, COMO TAMBÉM PELA SUA SANTA PRESENÇA EM MEU CAMINHO A CADA DIA...
LOUVAMOS TAMBÉM A DEUS PELO NIVER DE CASAMENTO DA JUSSARA E PAULO NO DIA 17 DE OUTUBRO, QUE DEUS ABENÇOE A CADA DIA MAIS ESSE CASAL MARAVILHOSO DE NOSSA EQUIPE!!
E AINDA TEM MAIS... DAMOS GRAÇAS AO SENHOR POR MAIS UMA VIDA QUE ESTÁ A CAMINHO: A NINA DA PAULANE E RONEY VAI GANHAR UM IRMÃOZINHO, OU IRMÃZINHA, É CLARO, RSRS... QUE VENHA COM SAÚDE TRAZENDO MUITA ALEGRIA AOS PAIS E A NÓS TODOS!!
E PARA FECHAR O MÊS COM CHAVE DE OURO, DESTACAMOS A SEGUIR COMO FICARÁ NOSSA EQUIPE PARA O PRÓXIMO ANO:
CASAL RESPONSÁVEL    PAULANE E RONEY
CASAL LITURGIA              MYRIAN E MARIO
CASAL SOCIAL                 CARLA E PAULINHO
CASAL FINANCEIRO         JUSSARA E PAULO
CASAL CARDÁPIO            DANIELLE E MARLAN
CASAL REPÓRTER           ANE E DOCA
CASAL INTERCESSOR     ROSANA E SERGIO
É ISSO PESSOAL... AGUARDAMOS AGORA NOSSA REUNIÃO DE BALANÇO E TODAS AS AGRADÁVEIS SURPRESAS DE NOSSO DEUS MARAVILHOSO!!!
                                                               ABRAÇO FRATERNO,
                                                                        DANI E MARLAN- EQUIPE 04

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

REUNIÃO DO COLEGIADO DE SETOR



 Movimento de Espiritualidade Conjugal
Reunião do Colegiado do Setor Itaipava
O casamento é a melhor garantia para o amor.
O casamento é o lugar natural da felicidade e caminho para a santidade.
Padre Bernard Olivier
Convidamos a todos os casais integrantes do Colegiado do Setor Itaipava a participarem da reunião de formação,
a realizar-se no dia 27 de outubro de 2012 - sábado,
das 19h30min às 21h30min.
Local: casa da Janete e Marco Antonio – Corrêas.
Sua presença é muito importante!
 “O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome!”
Abraço fraterno,
Roseli e Aguinaldo - CRSetor Itaipava

HOMILIA PARA OS CASAIS EQUIPISTAS



Fraquezas, Conversão e Missão
Mons. José Maria Pereira
A Palavra de Deus deste Domingo (Mc 10,35-45) volta ao mistério da salvação que passa pela cruz. Um contraste!... Enquanto Jesus anunciava, pela terceira vez, a sua paixão, os filhos de Zebedeu pedem: “Concede-nos que, na Tua glória, nos sentemos, um à Tua direita e outro à Tua esquerda”. O homem procura sempre fugir ao sofrimento e garantir, por outro lado, as honras; Jesus, porém, desengana-o: quem quiser tomar parte na Sua glória, terá que beber com Ele o cálice amargo do sofrimento: “podeis beber o cálice que Eu vou beber?”
É admirável a humildade dos Apóstolos que não dissimularam os seus momentos anteriores de fraqueza e de miséria, mas as cantaram com sinceridade aos primeiros cristãos. Deus quis também que no Evangelho ficasse notícia histórica daquelas primeiras fraquezas dos que seriam colunas da Igreja. São as maravilhas que a graça de Deus opera nas almas! Nunca devemos ser pessimistas ao considerar as nossas próprias misérias: “Tudo posso naquele que me dá força” (Fl 4, 13).
Quando pedimos algo na oração devemos estar dispostos a aceitar, acima de tudo, a vontade de Deus, ainda que não coincida com os nossos desejos: “Sua Majestade sabe melhor o que nos convém; não temos que aconselhá-Lo- sobre o que nos há de dar, pois pode com razão dizer-nos que não sabemos o que pedimos” (Moradas, II, 8).
Como o discípulo diante do mestre, como o menino junto da sua mãe, assim deve estar o cristão em todas as suas ocupações diante de Cristo. O filho aprende a falar ouvindo a sua mãe, esforçando-se por copiar as suas palavras; da mesma forma, vendo Jesus fazer e agir, aprendemos a conduzir-nos como Ele. A vida cristã consiste na imitação da Vida do Mestre, pois Ele se encarnou “deixando-vos o exemplo, para sigais os seus passos” (1 Pd 2,21). São Paulo exortava os primeiros cristãos a imitarem o Senhor com estas palavras: “Haja entre vós o mesmo sentir e pensar que no Cristo Jesus” (Fl 2,5). Somos chamados à comunhão com Cristo, à santidade!
A nossa santidade não consiste tanto numa imitação externa de Jesus, mas em permitir que o nosso ser mais profundo se vá configurando com Cristo. “Despojai-vos do homem velho com todas as suas obras e revesti-vos do homem novo...” (Cl 3,9), recomendava São Paulo aos Colossenses.
Esta renovação diária significa purificar constantemente os nossos costumes, corrigir-se dos defeitos humanos e morais, suprimir o que não combina com a vida de Cristo...
Mas significa sobretudo procurar que os nossos sentimentos sobre as pessoas, sobre as realidade criadas, sobre a tribulação,  se pareçam cada dia mais com os que teve Jesus em circunstâncias semelhantes, de tal maneira que a nossa vida seja, em certo sentido, um prolongamento da sua, pois Deus nos predestinou para sermos conformes com  a imagem do seu Filho (Rm 8, 29).
Hoje, Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária, olhemos, para imitarmos, para Cristo, o grande Missionário do Pai, que “não veio para ser servido, mas para servir”.
A Igreja, continuadora da missão salvífica de Cristo no mundo, tem como tarefa principal servir os homens pela pregação da palavra e pela celebração dos sacramentos.
Nós, os cristãos, que queremos imitar o Senhor, temos que dispor-nos a fazer da vida um serviço alegre a Deus e aos outros, sem esperar nada em troca; dispor-nos a servir mesmo aos outros que não agradecerão o serviço que lhes prestamos.
O serviço deve ser alegre, como recomenda a Sagrada Escritura: “Servi ao Senhor com alegria” (Sl 99,2). A vida compõe-se de uma série de serviços mútuos diários. Procuremos exceder-nos nessas tarefas mostrando-nos sempre alegres e desejosos de ser úteis. Encontraremos muitas ocasiões de serviço no exercício da profissão, na vida familiar..., com parentes, amigos, conhecidos, e também com as pessoas que nunca mais voltaremos a ver. Quando somos generosos na nossa entrega aos outros, sem indagar se a merecem ou não, sem ficar muito preocupados se não nos agradecem..., compreendemos que “servir é reinar” (R.H, Beato João Paulo II).
Peçamos ao Senhor maior coragem e renovado ardor, na Missão, para que o Evangelho chegue até aos últimos confim da terra. “Os homens, à espera de Cristo, constituem ainda um número imenso... Não podemos ficar tranquilos, ao pensar nos milhões de irmãos, que ignoram ainda o amor de Deus... Cristo hoje, como outrora, envia-nos pelas estradas do mundo para proclamar o seu Evangelho a todos os povos da terra.
“Ai de mim, se eu não evangelizar!” dizia o apóstolo Paulo (1Cor 9,16). O anseio de anunciar Cristo impele-nos também a ler a história para nela vislumbrarmos os problemas, aspirações e esperanças da humanidade que Cristo deve sanar, purificar e plenificar com a sua presença. De fato, a sua Mensagem é sempre atual, e é capaz de dar resposta às inquietações mais profundas de cada homem... Isto exige, antes de mais, uma renovada adesão de fé pessoal e comunitária ao Evangelho de Jesus Cristo. Com efeito, um dos obstáculos ao ímpeto da evangelização é a crise de fé, patente não apenas no mundo ocidental mas também em grande parte da humanidade, que no entanto tem fome e sede de Deus e deve ser convidada e guiada para o pão da vida e a água viva, como a Samaritana que vai ao poço de Jacó e fala com Cristo (Jo 4, 1-30).” (Mensagem do Papa Bento XVI para as Missões).  Que a Virgem Maria, Mãe da Igreja e Estrela da Evangelização, acompanhe todos os missionários do Evangelho.