terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

MENSAGEM DO PADRE MARCOS (SCE SETOR VALENÇA) SOBRE O EACRE


Segue uma mensagem do Padre Marcos, SCE do Setor Valença - por ocasião de sua participação no Encontro Anual de Casais Responsáveis de Equipe 2019 da Região Rio II:




"Ao querido casal Janete e Marco Antônio e todo o Colegiado da Rio II, meu muito obrigado por esse fim de semana de contato com vocês!

Obrigado por me permitirem ser próximo de suas lutas em prol deste Movimento que me é tão querido!

Obrigado por trazerem alegria ao meu ministério na possibilidade de ajuda a vocês!

Infelizmente, não posso aceitar todos os convites, resolver todos os problemas, mas me alegro em poder colaborar - mesmo que com meus 7 pães - para o crescimento de nossos casais!

Ontem, uma das religiosas que lá estavam, antes de voltar pra casa da Miriam e do Valter, abordou-me e disse: "Nossa, padre, você tem mesmo dom! Você fala com tranquilidade!" E eu só consegui responder: "Eu sou feliz, irmã! Eu sou grato a Deus pela confiança e feliz por fazer o que eu faço!"

E é exatamente assim! Sou feliz padre! E sou feliz por poder dividir o meu ministério com vocês. Obrigado pelo carinho que sempre têm comigo!

Deus vos abençoe! Que 2019 seja um ano de colher grandes frutos de nosso trabalho! Reconciliados, caminhemos de volta ao Pai, dispostos e sedentos do banquete da vida!

Fraterno abraço, 
Padre Marcos."







    Querido Padre Marcos, 

     Os casais equipistas da Região Rio II se alegram, e muito, com o seu ministério! Que as bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo sejam abundantes em sua vida sacerdotal e que o Movimento das Equipes de Nossa Senhora possa contar, sempre, com o seu labor.


Casal Regional: um serviço fundamental nas ENS

Queremos homenagear e agradecer a Deus a vida do CRR Rio II, Janete e Marco Antonio, integrante da Equipe 02, Nossa Senhora do Amor Divino do Setor Itaipava.

Uma das atribuições do Casal Responsável Regional é assegurar a pertença das Equipes do Setor ao Movimento das ENS, estabelecendo elos de ligação entre os Setores que compõem uma Região e o nível de responsabilidade atribuído às Super-Regiões, à Equipe Responsável Internacional.

Neste EACRE/2019 vivenciamos a solidariedade entre os vários Setores da Região Rio II, de forma que foi possível partilhar e fazer fluir as riquezas, as necessidades e as aspirações das Equipes existentes nos Setores de nossa Região Rio II.

A força do serviço deste casal não decorre de sua competência ou habilidade, mas principalmente da graça de Deus. 

É um casal orante, que busca em Deus, a fonte do seu amor.
Muito obrigada amigos! O Movimento vive em vossa responsabilidade.

“O maior serviço da autoridade é o serviço da unidade que se faz no amor, na união de corações, na caridade e no mútuo auxílio”.

Setor Itaipava - Presença forte no EACRE/2019

"O Poderoso fez em nós maravilhas, 
E Santo é seu nome!"

Com muita alegria o Setor Itaipava se fez presente no EACRE/2019, realizado nos dias 16 e 17/02/2019, no  Instituto Teológico Franciscano - ITF, com a participação de seus CREs, Casais Ligação e SCEs.

Agradecemos todo o empenho e serviço do CRS Itaipava Paulane e Roney na preparação deste Encontro, juntamente com todo o Colegiado da Região Rio II. 

REGRA DE VIDA - Esforço pessoal para ser melhor

O CRS Itaipava, Paulane e Roney, nos apresentou o PCE - Regra de Vida.

As Equipes de Nossa Senhora têm uma característica própria, os Pontos Concretos de Esforço, que correspondem às atitudes interiores que precisam ser despertadas e que, devidamente assimiladas, vão transformando, pouco a pouco, os esposos, desenvolvendo uma vida espiritual conjugal que os aproximará de Deus, de seu cônjuge e dos seus irmãos em Cristo.

Todos nós sabemos que seguir a Deus exige esforço e perseverança.

Através da Regra de Vida nos propomos a assumir um esforço pessoal para sermos melhores e mais santos. Se caminhássemos sozinho, certamente seríamos tentados a abandonar o esforço, mas ajudados pelo cônjuge, pela equipe e pelo Sacerdote Conselheiro Espiritual, a probabilidade de alcançar o objetivo é infinitamente maior.

A Regra de Vida é uma das ferramentas disponibilizadas pelo nosso Movimento, onde temos a oportunidade de, livremente, escolhermos uma ou diversas atitudes que nos levem a progredir na direção de um crescimento espiritual e humano. Ela nos enriquece e ajuda-nos a dar um significativo passo com vistas a responder ao amor e ao apelo de Deus.

A regra de Vida não deve visar somente o nosso progresso individual, mas um esforço que ajude também o crescimento da vida conjugal, da família e da sociedade em que vivemos.

Ela deve ser feita com o fim de corrigir ou atender os nossos pontos fracos e ajudar-nos a potencializar o que temos de melhor, tanto no aspecto religioso como no plano humano.

Quando a Regra de Vida for pessoal, devemos guardá-la só para nós mesmo, a discrição deve ser regra.

Agora, se for do casal, é lógico que a ajuda mútua e a bela cumplicidade entre os cônjuges prevalecerá.

Para muitos a Regra de Vida é um dos PCEs, mais difíceis de vivenciar, pois requer muita disciplina e esforço, todavia, isso é muito pouco quando sabemos que nos coloca em confronto com o nosso orgulho, nossa preguiça, nossa impulsividade. Portanto, vale a pena sermos perseverantes na vivência da Regra de Vida, pois somente assim buscaremos a verdade sobre nós mesmos, a fim de reconhecer aquilo que se opõe à vontade de Deus.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!

"NÃO TENHAM MEDO, SAIAMOS..."


   Não podemos ser indiferentes ao convite que a Igreja e o Movimento nos fizeram repetidamente nos últimos anos, para que respondamos de forma coerente como corresponsáveis pela construção de um mundo guiado pelos valores que sustentam nosso caminho de fé, na graça sacramental de nossa conjugalidade. 

     É por isso que a orientação geral para os próximos seis anos, "NÃO TENHAM MEDO, SAIAMOS..." procura concretizar a nossa condição de discípulos missionários, não como uma saída para a conquista de quilômetros ou números, não como uma saída para fazer proselitismo a fim de alimentar nossas vaidades, senão como uma saída que o fogo do Espírito nos leva a tocar e a ajudar a curar as feridas de nossas periferias que podem estar fora e, até mesmo, dentro do Movimento. Esse "sair", não abandona nem negligencia, de modo algum, a nossa essência; pelo contrário, é uma saída que leva consigo tudo o que somos, que continua cuidando e cultivando este nosso ser equipista.

ORIENTAÇÕES PARA 2019 - Tema de Estudo


O Tema de Estudo para o ano de 2019 - “Reconciliação, Sinal de Amor”, que corresponde ao lema do Encontro Internacional das Equipes de Nossa  Senhora, ocorrido na cidade de Fátima, em Portugal, em julho de 2018; foi-nos transmitido no EACRE, com muita sabedoria, pelo Padre Marcos, Sacerdote Conselheiro Espiritual do Setor Valença.

RECONCILIAÇÃO SINAL DE AMOR

“NÃO TENHAM MEDO, SAIAMOS”

1 – Saiamos para servir, discernimento.

No que podemos “ser mais” dentro e fora do Movimento

2 – Saiamos para servir, a partir da vivência plena dos PCE

Estimular a partilha, coração da Reunião de Equipe dando ênfase na Regra de vida

3 – Saiamos para servir, conhecendo e divulgando a riqueza dos documentos do nosso Movimento, com ênfase para a carta de Fátima e o Tema do Ano/2019.

ECOS DO EACRE/2019 - Região Rio II

O encontro ocorreu nos dias 16 e 17/02/2019, no Instituto Teológico Franciscano - ITF, em Petrópolis/RJ.

Durante o evento foram apresentadas as Orientações e o Tema de Estudo para o ano em curso, além da troca de experiências com os casais responsáveis de equipe.

O EACRE teve início com a Celebração Eucarística, presidida por Padre Marcos e co-celebrada por Padre André, ambos SCEs, para que todos pudessem começar o encontro guiados pela Luz e o Amor de Cristo.

Foram dois dias de formação, troca de experiências e de muita riqueza espiritual, onde os casais equipistas puderam receber as informações necessárias para começar o ano equipista com muita motivação e alegria.


Todos, casais, Sacerdotes Conselheiros Espirituais, Acompanhantes Espirituais Temporários e o Casal Responsável da Província Leste, Leila e Fernando, contribuindo, ainda mais, para a animação e profundidade espiritual do evento e da Região Rio II.

Deus nos abençoe!

Encontro Anual de Casais Responsáveis de Equipe - Região Rio II

   Nos dias 16 e 17/02/2019, no Instituto Teológico Franciscano - ITF, na Cidade de Petrópolis/RJ, ocorreu o Encontro Anual dos Casais Responsáveis de Equipe da Região Rio II, Província Leste, com a presença do CRP Leila e Fernando, do CRR Rio II Janete e Marco Antonio e com a participação de 133 Casais e 08 Conselheiros Espirituais.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019





SRB – PROVÍNCIA LESTE

REGIÃO RIO II
ENCONTRO ANUAL DE CASAL RESPONSÁVEL DE EQUIPE 2019


CARTA CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO


Queridos Casais e Conselheiros Espirituais, estamos iniciando mais um ano Equipista!


Neste nosso EACRE iremos refletir o tema: RECONCILIAÇÃO – Sinal de Amor e o nosso Lema será:“Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e o cobriu de beijos”, extraído do Evangelho de São Lucas (Lc 15, 20).


Com este sentimento, convidamos a todos para participar deste EACRE : vamos, com coragem, enfrentar nossos medos e inseguranças, e com os dons que DEUS nos presenteou, deixar aflorar nossa missão de Reconciliação, a exemplo do Pai Misericordioso da parábola.


Caros Conselheiros e Casais, a vossa presença será uma luz a iluminar nossos estudos, celebrações, trocas de experiências e convívio, nos próximos dias 16 e 17 de fevereiro.


. Algumas recomendações de ordem prática:


O EACRE ocorrerá no Instituto Teológico Franciscano( ITF) – Rua: Cel. Veiga, 550 - Centro, Petrópolis – RJ. Telefone: (24) 2231-6409, iniciando-se no Sábado dia 16/02 às 7h30, com a Missa. O encerramento ocorrerá no domingo dia 17/02 às 14h.


Para quem tiver problemas de locomoção e/ou alimentação (hipertensão, diabetes etc.), orientamos que comunique ao Casal Setor anfitrião Simone e Luis Alberto, (sim.veras@gmail.com) para as devidas providências.



PEDIMOS:



1 - Aos casais que tragam a camisa Laranja de nossa Província.
.
2 – Aos SCE que tragam seus paramentos litúrgicos.


Contamos com vossas orações e animação queridos irmãos, para que “façamos com prazer a vontade do Senhor”, tornando este encontro FRATERNO e ALEGRE.

Abraço carinhoso da Região RioII !

Janete e Marco Antônio e Colegiado

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Região Rio II - ENS presente na cidade de Três Rios/RJ

A Região Rio II, através de seu Casal Responsável - Janete e Marco Antonio,  está em expansão do Movimento das Equipes de Nossa Senhora para a cidade de Três Rios/RJ.

Louvemos a Deus por isso!

A Experiência Comunitária é um instrumento de evangelização que aproveita a vivência e o conhecimento acumulados pelos casais das ENS quanto à vida cristã conjugal, familiar e em comunidade.

Casais integrantes da Experiência Comunitária realizada na cidade de Três Rios,
juntamente com seus coordenadores
A Experiência Comunitária das ENS concretiza-se pela reunião de um grupo de casais que procura desenvolver seu matrimônio e vida familiar, aceitando experimentar a vida em comunidade e particular de uma iniciação catequética que lhes anunciará a Boa Nova vivida no casamento.

Sua proposta pedagógica prevê um tempo limitado para que essa experiência seja feita.

Ao final, são colocadas ao grupo múltiplas opções para dar continuidade à vida comunitária cristã. Dentre essas opções, especialmente lembrado o Movimento das Equipes de Nossa Senhora.

Casais integrantes da Experiência Comunitária de Três Rios, reunidos na Santa Missa, no último dia 03/02/2019, na Paróquia de Santa Luzia, com seu SCE - Padre Júlio Maia.
Diante desse importante serviço de evangelização que o Movimento das Equipes de Nossa Senhora presta à Santa Igreja, a Região Rio II, por seu CR Janete e Marco Antonio, se alegra com duas novas Experiências Comunitárias que estão sendo realizadas na Cidade de Três Rios, a primeira sendo Coordenada pelo casal Roseli e Aguinaldo, da Equipe 02 - Nossa Senhora do Amor Divino, a segunda Coordenada pelo casal Adriana e Ivandro, da equipe 08 - Nossa Senhora de Guadalupe, ambos do Setor Itaipava.

Presença do Casal Regional - Janete e Marco Antonio, juntamente com nosso querido sacerdote Padre Julio Maia
Agradecemos ao Pároco da Paróquia de Santa Luzia, Padre Júlio Maia, atualmente Sacerdote Conselheiro Espiritual das duas Experiências Comunitárias, pelo acolhimento, carinho e zelo pelo Movimento das Equipes de Nossa Senhora na cidade de Três Rios. 

Os casais assumiram com extrema generosidade e dedicação a Missão de preparar estes irmãos para serem, com o auxílio de Deus, novos membros das Equipes de Nossa Senhora.

É o movimento das Equipes de Nossa Senhora atendendo ao apelo do Mestre Jesus:

 “Avancem para as águas mais profundas” (Lc, 5, 4)

Celebrar é preciso! Equipe 02 - Nossa Senhora do Amor Divino

No último dia 25/01/2019, a Equipe 02 - Nossa Senhora do Amor Divino, reuniu-se para celebrar sua caminhada equipista no ano de 2018 e entregar a Deus Pai de Bondade o ano de 2019.





Agradecemos ao casal Paula e Bruno pela carinhosa acolhida!


Foi uma noite muito agradável e de confraternização!



Nossa Senhora do Amor Divino, rogai por nós!

Equipes Jovens de Nossa Senhora - realidade em nosso Setor Itaipava


Tendo a frente como Sacerdote Conselheiro Espiritual e grande entusiasta do Movimento Padre Bruno, a Região Rio II, sob a responsabilidade do Casal Janete e Marco Antonio, temos em nosso Setor Itaipava duas Equipes Jovens de Nossa Senhora.

Nas Equipes Jovens de Nossa Senhora, cada equipe é formada por jovens que, com a finalidade de aprofundar a comunhão humana através da ajuda mútua e com o seu testemunho pessoal, se empenham em crescer em conjunto.



Através das Reuniões os jovens recebem os meios para seguir Cristo pertencendo às várias comunidades da Igreja: paróquia, grupos profissionais, movimentos.


Tendo como exemplo o grupo de apóstolos, as EJNS escolheram a Equipe como meio privilegiado de viver em Igreja, seguir Cristo e ser Sua testemunha.

 

Você casal equipista, anime seus filhos, parentes, amigos e demais jovens a conhecerem esta proposta de caminhada com Cristo,  sob a proteção de Maria, Mãe de Deus, exprimindo com a mesma confiança, o desejo de amar cada vez melhor e a certeza de receber pela sua mediação uma fé mais profunda, uma entrega mais sincera à luz do Espírito Santo e um amor mais fiel à Igreja.

"O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é Seu nome."