Monsenhor Paulo Daher foi eleito, na manhã de hoje (6 de janeiro), Administrador diocesano da Diocese de Petrópolis, assumindo suas funções imediatamente. Monsenhor Daher afirmou que todos os trabalhos e a agenda programada para este ano continua, como foi o desejo de Dom Filippo Santoro. “Conversamos com ele antes de sua ida para Brasília e decidimos dar continuidade a toda programação”, frisou Monsenhor Paulo Daher.
O Administrador diocesano disse que vai contar com o apoio de todos os padres, principalmente do Colégio de Consultores, para administrar a Diocese e espera que os fiéis leigos colaborem com os sacerdotes nas paróquias. “Sempre acompanhei de perto o trabalho da Diocese e cada paróquia é um núcleo apostólico e isto vai continuar. Nosso compromisso é realizar o reino de Deus”.Monsenhor Paulo Daher agradeceu a confiança dos padres membros do Colégio de Consultores – Padre Rogerio Dias (reitor do Seminário Diocesano), Padre Francisco Montemezzo (Paróquia Santo Antônio – Alto da Serra), Monsenhor Geraldo Policarpo (Paróquia do Rosário), Padre Luiz Mello (Paróquia São Judas Tadeu – Mosela), Padre Ernande Nascimento (Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Magé). “Agradeço ao colégio de consultores por ter me escolhido e que Deus nos ilumine até a posse do novo bispo” disse Monsenhor Paulo Daher.
Monsenhor Paulo Daher desde 2006 era Vigário Geral da Diocese, assumiu o cargo depois da morte de Monsenhor Gilberto Ferreira. Natural de Salvador, Bahia, onde nasceu no dia 25 de julho de 1931, adotou Petrópolis por sua terra, onde exerceu várias funções como padre. Em 1970, recebeu do Papa Paulo VI o título de Cônego e em 1980, o título de monsenhor do Papa João Paulo II.
Ordenado sacerdote em março de 1955, continuou em Roma até setembro do mesmo ano, quando retornou a Diocese. Ao chegar, iniciou seu ministério sacerdotal ajudando na Catedral. No ano seguinte, 1956, foi nomeado pelo primeiro bispo da Diocese, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra (já falecido) para trabalhar no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, onde ficou por 11 anos. No Seminário foi diretor espiritual e professor, contribuindo com a formação dos novos padres.
Em 1967, também por nomeação de Dom Cintra, assumiu como pároco da Catedral, onde ficou por 19 anos. Durante este período desenvolveu vários trabalhos pastorais nas comunidades da paróquia e também teve participação em outros movimentos e eventos na cidade, como no Grupo Ação, Justiça e Paz, onde foi eleito secretário no ano de 1979, deixando o cargo em março de 1980, quando foi eleita nova diretoria.
Monsenhor Paulo Daher sempre exerceu com zelo todos os serviços que lhe foram confiados, mas sempre dedicou seu tempo e entusiasmo ao anúncio do Evangelho, através da orientação espiritual de diversas pastorais e movimentos, entre eles a Catequese, Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, Renovação Carismática Católica, Legião de Maria e os fiéis, através da orientação espiritual e confissão.
Com total dedicação, monsenhor Paulo foi professor da Universidade Católica de Petrópolis durante mais de 30 anos e ainda hoje é orientador e capelão do Colégio Santa Isabel. Como Coordenador Diocesano das Pastorais, monsenhor Paulo Daher promoveu o protagonismo dos leigos, dando-lhes espaço e apoio para que possam exercer o serviço que lhes fora confiado.
Uma das preocupações de Monsenhor Paulo Daher é com a formação dos leigos, seja através da catequese ou cursos e encontros e para ajudá-los, escreveu diversos livros de formação teológica e catequese, mas com uma linguagem acessível a qualquer pessoa. Estes livros, com edições alternativas e limitadas são utilizados ainda hoje, principalmente na formação das catequistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário