terça-feira, 24 de janeiro de 2012

FOTO: EACRE 2011!

Foto oficial EACRE 05/02/2011, Petrópolis/RJ

                                         Foto oficial EACRE 13/02/2011, Petrópolis/RJ

EACRE 2012, TUDO PRONTO!

Nos próximos dias 04 e 05/ 11 e 12  de fevereiro será realizado o Encontro Anual dos novos Casais Responsáveis de Equipe - EACRE, de nossa Região Rio II. 
Participarão todos os CRE e SCE da Região.
 O Encontro, além de possibilitar uma interação entre as Equipes de Nossa Senhora, apresentará o tema do ano, as prioridades do movimento, dentre tantos assuntos.

O EACRE será realizado no Convento Madre Regina, Petrópolis/RJ.
Rezemos por este momento de Formação na Região.

Le Père Caffarel, fondateur des Equipes Notre-Dame (Padre Caffarel, fundador das Equipes de Nossa Senhora)

Henri Caffarel nasceu em 30 de julho de 1903, em Lyon. Foi batizado em 2 de agosto de 1903 e ordenado padre em 19 de abril de 1930, em Paris. Morreu em 18 de setembro de 1996 em Troussures, na diocese de Beauvais, onde está enterrado.
“Vem e siga-me!” Esta palavra do Senhor está inscrita em sua tumba porque em março de 1923, se produziu um acontecimento que iria orientar toda sua vida: “Aos vinte anos, Jesus Cristo, em um instante, tornou-se Alguém para mim. Oh! Nada de espetacular. Neste longínquo dia de março, eu soube que era amado e que amava, e que a partir daquele momento entre ele e eu seria para toda a vida. Tudo está lançado.”
O jovem Henri Caffarel encontrou “Alguém”. Assim tudo que ele vai criar e organizar se fará pouco a pouco, como o Senhor o mostrará.
O Cardeal Jean-Marie Lustiger fala do Padre Henri Caffarel como “de um profeta do século XX”. Ele tinha assim consciência de fazer “de novo pela Igreja”.
Henri Caffarel é tocado pelo amor do Senhor. O ministério do Padre Henri Caffarel será ao serviço do amor, “ser amado, amar”. O amor do Senhor é para ele fonte de dinamismo e de vida. Ele entra imediatamente em harmonia com os casais desejosos de desabrochar seu amor à luz do Senhor...
Qualquer que seja a obra a empreender, o Padre Caffarel tem um só objetivo: colocar cada diante do Senhor, a origem de toda vocação.
Henri Caffarel conclui: “Tudo está lançado.” Eis aí uma conclusão bem a sua maneira... “Não há nada a discutir, nós obedecemos, nós trabalhamos, não ficamos presunçosos com os serviços realizados, e, quando termina, nós partimos...”
É o rigor, exigência, precisão no detalhes, vontade de ir até o objetivo, olhar concreto sobre os acontecimentos e os outros, capacidade de se despojar de tudo aquilo que não está no sentido daquilo que ele “vê”...

SANTO DO DIA

24 de janeiro

                                                     Santo Francisco de Sales
Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. A família devota de São Francisco de Assis, escolheu esse para ele, que posteriormente o assumiu como exemplo de vida. A mãe se ocupava pessoalmente da educação de seus filhos. Para cada um escolheu um preceptor. O de Francisco era o padre Deage, que o acompanhou até sua morte, inclusive em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários no Colégio dos jesuítas. 

Francisco estudou retórica, filosofia e teologia que lhe permitiu ser depois o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição de sua família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para complementar sua já apurada formação. Mas se sentia chamado para servir inteiramente a Deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria. 

Aos 24 anos, Francisco, doutor em leis, voltou para junto da família, que já lhe havia escolhido uma jovem nobre e rica herdeira para noiva e conseguido um cargo de membro do Senado saboiano. Ao vê-lo recusar tudo, seu pai soube do seu desejo de ser sacerdote, através do tio, cônego da catedral de Genebra, com quem Francisco havia conversado antes. Nessa mesma ocasião faleceu o capelão da catedral de Chamberi, e, o cônego seu tio, imediatamente obteve do Papa a nomeação de seu sobrinho para esse posto. 
Só então seu pai, o Barão de Boisy, consentiu que seu primogênito se dedicasse inteiramente ao serviço de Deus. Sem poder prever que ele estava destinado a ser elevado à honra dos altares; e, muito mais, como Doutor da Igreja! 

Durante os cinco primeiros anos de sua ordenação, o então padre Francisco, se ocupou com a evangelização do Chablais, cidade situada às margens do lago de Genebra, convertendo, com o risco da própria vida, os calvinistas. Para isso, divulgava folhetos nos quais refutava suas heresias, mediante as verdades católicas. Conseguindo reconduzir ao seio da verdadeira Igreja milhares de almas que seguiam o herege Calvino. O nome do padre Francisco começava a emergir como grande confessor e diretor espiritual. 

Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra; e, três anos depois, assumiu a titularidade da diocese. Seu campo de ação aumentou muito. Assim, Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza, que desempenharam papel preponderante na reforma religiosa empreendida na época com madre Joana de Chantal, depois Santa, que se tornou sua co-fundadora da Ordem da Visitação, em 1610. 

Todos queriam ouvir a palavra do Bispo, que era convidado a pregar em toda parte. Até a família real da Sabóia não resistia ao Bispo-Príncipe de Genebra, que era sempre convidado para pregar também na Corte. 

Publicou o livro que se tornaria imortal: "Introdução à vida devota". Francisco de Sales também escreveu para suas filhas da Visitação, o célebre "Tratado do Amor de Deus", onde desenvolveu o lema : "a medida de amar a Deus é amá-lo sem medida". Os contemporâneos do Bispo-Príncipe de Genebra não tinham dúvidas a respeito de sua santidade, dentre eles Santa Joana de Chantal e São Vicente de Paulo, dos quais foi diretor espiritual. 

Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lion, França. O culto ao Santo começou no próprio momento de sua morte. Ele é celebrado no dia 24 de janeiro porque neste dia, do ano de 1623, as suas relíquias mortais foram trasladadas para a sepultura definitiva em Anneci. Sua beatificação, em 1661, foi a primeira a ocorrer na basílica de São Pedro em Roma. Foi canonizado quatro anos depois. Pio IX declarou-o Doutor da Igreja e Pio XI proclamou-o o Padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos. Dom Bosco admirava tanto São Francisco de Sales que deu o nome de Congregação Salesiana à Obra que fundou para a educação dos jovens.

FORMAÇÂO - ENS

domingo, 15 de janeiro de 2012

OREMOS PELO XI ENCONTRO INTERNACIONAL DAS ENS

         

          No próximo mês de julho de 2012 uma significativa reunião marcará a vida e a história das ENS: XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora. Pela primeira vez o encontro não será realizado na Europa, mas em um continente e uma nação em que nosso Movimento venceu e vive uma forte expansão: o BRASIL. (...) Devemos neste momento pedir a intercessão de Maria, que o Brasil invoca como sua protetora com o título de Nossa Senhora Aparecida, que também está representada no logotipo da manifestação.
(trecho da introdução do I Encontro do livreto "Orações pelo XI Encontro Internacional)

          Intensifiquemos, pois, irmãos, nossas orações pelo sucesso desse encontro tão importante para o Movimento e que nossas reuniões mensais contemplem espaço importante nesse sentido. 

sábado, 14 de janeiro de 2012

Nota de falecimento

Queridos amigos,
   
Com pesar, comunicamos o falecimento de seu Joaquim, pai do Valdinei da Denise, Casal Responsável do Setor Nova Friburgo, ocorrido hoje. O corpo estará sendo velado na Capela do Cemitério São João Batista.
Fraternalmente,
Roseli e Aguinaldo.

domingo, 8 de janeiro de 2012

EACRE - Encontro Anual dos Casais Responsáveis de Equipe

Iniciemos as nossas orações para o EACRE/2012.

Os CRE do Setor Itaipava participarão nos dias abaixo indicados: 

04 a 05 de fevereiro de 2012 
Equipe 04- Nossa Senhora Rainha da Paz - ROSANA e SERGIO
Equipe 02 - Nossa Senhora do Amor Divino - CARLA e JOÃO HENRIQUE

11 a 12 de fevereiro de 2012 
Equipe 01 - Nossa Senhora do Amor Divino - MARCIA e WELMER
Equipe 05 - Nossa Senhora Mãe Rainha - VERONICA e LEANDRO

Que Maria, mãe de Deus e nossa mãe, esteja intercedendo junto a seu filho Jesus para que sejam derramadas bençãos sobre nossos casais, nestes dois dias de Formação.
Amém! 

sábado, 7 de janeiro de 2012

FORMAÇÃO

A proposta do Tema 2012 nos fará refletir e pôr em prática a exortação de Jesus dirigida a cada um de nós: Vai, e também tu, faze o mesmo”. Tomar consciência da realidade na nossa sociedade, hoje, é adotar as seguintes atitudes do bom samaritano:
 
  • interessar-se pelo sofrimento do outro, indo até onde ele está;
  • aceitar a tarefa de fazer alguma coisa para aliviar o sofrimento;
  • decidir ir além, cuidando pessoalmente das feridas do outro.
Aproximar-se, pois, do irmão que está à beira do caminho é o sinal que permite reconhecer o casal como cristão. Por isso o casal não pode fechar-se sobre si mesmo, nem considerar que a equipe é um fim em si mesma; é inevitável que toda comunhão tenda a transformar-se em doação. Toda a intensificação da vida de equipe deve levar os casais a uma maior preocupação apostólica. Cabe a cada casal descobrir o quê e como fazer para responder ao chamado de Deus.
 
 
Com carinho,
Roseli e Aguinaldo

LIVRO TEMA 2012

"Vai, e também tu, faze o mesmo" (Lc 10,37)


Monsenhor Paulo Daher é eleito Administrador Diocesano

Monsenhor Paulo Daher foi eleito, na manhã de hoje (6 de janeiro), Administrador diocesano da Diocese de Petrópolis, assumindo suas funções imediatamente. Monsenhor Daher afirmou que todos os trabalhos e a agenda programada para este ano continua, como foi o desejo de Dom Filippo Santoro. “Conversamos com ele antes de sua ida para Brasília e decidimos dar continuidade a toda programação”, frisou Monsenhor Paulo Daher.
O Administrador diocesano disse que vai contar com o apoio de todos os padres, principalmente do Colégio de Consultores, para administrar a Diocese e espera que os fiéis leigos colaborem com os sacerdotes nas paróquias. “Sempre acompanhei de perto o trabalho da Diocese e cada paróquia é um núcleo apostólico e isto vai continuar. Nosso compromisso é realizar o reino de Deus”.
Monsenhor Paulo Daher agradeceu a confiança dos padres membros do Colégio de Consultores – Padre Rogerio Dias (reitor do Seminário Diocesano), Padre Francisco Montemezzo (Paróquia Santo Antônio – Alto da Serra), Monsenhor Geraldo Policarpo (Paróquia do Rosário), Padre Luiz Mello (Paróquia São Judas Tadeu – Mosela), Padre Ernande Nascimento (Paróquia Nossa Senhora da Piedade – Magé). “Agradeço ao colégio de consultores por ter me escolhido e que Deus nos ilumine até a posse do novo bispo” disse Monsenhor Paulo Daher.
Monsenhor Paulo Daher desde 2006 era Vigário Geral da Diocese, assumiu o cargo depois da morte de Monsenhor Gilberto Ferreira. Natural de Salvador, Bahia, onde nasceu no dia 25 de julho de 1931, adotou Petrópolis por sua terra, onde exerceu várias funções como padre. Em 1970, recebeu do Papa Paulo VI o título de Cônego e em 1980, o título de monsenhor do Papa João Paulo II.
Ordenado sacerdote em março de 1955, continuou em Roma até setembro do mesmo ano, quando retornou a Diocese. Ao chegar, iniciou seu ministério sacerdotal ajudando na Catedral. No ano seguinte, 1956, foi nomeado pelo primeiro bispo da Diocese, Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra (já falecido) para trabalhar no Seminário Nossa Senhora do Amor Divino, onde ficou por 11 anos. No Seminário foi diretor espiritual e professor, contribuindo com a formação dos novos padres.
Em 1967, também por nomeação de Dom Cintra, assumiu como pároco da Catedral, onde ficou por 19 anos. Durante este período desenvolveu vários trabalhos pastorais nas comunidades da paróquia e também teve participação em outros movimentos e eventos na cidade, como no Grupo Ação, Justiça e Paz, onde foi eleito secretário no ano de 1979, deixando o cargo em março de 1980, quando foi eleita nova diretoria.
Monsenhor Paulo Daher sempre exerceu com zelo todos os serviços que lhe foram confiados, mas sempre dedicou seu tempo e entusiasmo ao anúncio do Evangelho, através da orientação espiritual de diversas pastorais e movimentos, entre eles a Catequese, Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, Renovação Carismática Católica, Legião de Maria e os fiéis, através da orientação espiritual e confissão.
Com total dedicação, monsenhor Paulo foi professor da Universidade Católica de Petrópolis durante mais de 30 anos e ainda hoje é orientador e capelão do Colégio Santa Isabel. Como Coordenador Diocesano das Pastorais, monsenhor Paulo Daher promoveu o protagonismo dos leigos, dando-lhes espaço e apoio para que possam exercer o serviço que lhes fora confiado.
Uma das preocupações de Monsenhor Paulo Daher é com a formação dos leigos, seja através da catequese ou cursos e encontros e para ajudá-los, escreveu diversos livros de formação teológica e catequese, mas com uma linguagem acessível a qualquer pessoa. Estes livros, com edições alternativas e limitadas são utilizados ainda hoje, principalmente na formação das catequistas.

FORMAÇÃO

Epifania do Senhor, onde a estrela parou

Que tenhamos atitudes benditas de humildade

Com a festa de Epifania, a Igreja celebra a manifestação de Jesus ao mundo. Epifania, palavra de origem grega, significa "manifestação externa, aparecimento". No mundo helenista, a palavra era usada para exprimir a chegada de um imperador em visita aos territórios de seu domínio. O uso tradicional desta palavra, para indicar esta narrativa do nascimento de Jesus, em Mateus, induz a uma interpretação gloriosa deste nascimento.

Mateus apresenta Jesus como a luz e a glória de Deus para o povo de Israel, sendo a Ele que os povos vêm em adoração, em uma perspectiva universalista, a qual está presente também no pensamento de São Paulo, na segunda leitura do domingo da Epifania do Senhor.


A menção da estrela que guia os Reis Magos é uma alusão à estrela de Jacó, que, depois, se transformou na estrela de Davi, com seis pontas e doze lados, associando Jesus ao messianismo davídico. Assim também se dá com o nascimento em Belém, que era tida como a terra de origem de Davi. Todos estes acentos messiânicos o evangelista os fazia para convencer sua comunidade de cristãos originários do judaísmo que, em Jesus, se realizavam as suas expectativas messiânicas, conforme a tradição do Antigo Testamento.


A estrela que guiou os Reis Magos parou num humilde presépio, onde nascera o Menino Jesus e onde Maria e José permaneceram por algum tempo, cuidando, contemplando e adorando o Menino-Deus. A estrela leva a Jesus. O ambiente é rústico, simples e pobre, mas a estrela indica a grandeza do Filho de Deus, que se tornou humano para que nós pudéssemos nos tornar divinos.

Na nossa vida, o Espírito Santo também se faz estrela, conduzindo-nos a Jesus. Que cada um de nós, como os Reis Magos, aprenda a seguir, com admiração, interesse e amor essa estrela que sempre quer brilhar para nós.

Neste nosso primeiro artigo do ano da graça de 2012, quero expressar meu agradecimento a todos os que me acompanham, partilhando a Palavra de Deus, conforme nos exortou o Papa Bento XVI para que usássemos de todos os aeropágos para pregar o Evangelho de Jesus Cristo.


Que tenhamos, nesta solenidade, as atitudes benditas de humildade, solidariedade, alegria, serviço fraterno. Eis a lição que o Cristo do presépio, o Cristo da Epifania, vem trazer para nós. Somente colocando em prática a Sua mensagem é que saberemos construir e merecer a felicidade eterna, que pode ser vivida ainda aqui neste mundo. A estrela para em Jesus. Vamos, como os simples pastores ou como os Reis Magos, seguir essa estrela, que nos faz construir a paz e o amor.


Que no ano de 2012, sejamos mais fraternos, solidários vivendo sempre à luz de Cristo, o Redentor, que se manifesta ao mundo para que, no Seu seguimento, sejamos homens e mulheres mais gente.

Dom Eurico S. Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

Fonte:  http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?e=12617

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Posse de Dom Filippo Santoro em Taranto será transmitida pela TV Canção Nova

A posse de Dom Filippo Santoro, no dia 5 de janeiro, como arcebispo da Arquidiocese de Taranto, na Itália, será transmitida pela Tv Canção Nova, às 16h (horário do Brasil). As pessoas interessadas em acompanhar a transmissão direto de Taranto e em italiano, podem acessar o link da arquidioce - www.taranto.chiesacattolica.it

domingo, 1 de janeiro de 2012

JANEIRO - Mês da criatividade nas ENS.


Olá amigos equipistas!

Feliz Ano Novo!

            O mês de janeiro é rico de possibilidades para bons encontros da nossa Equipe. Não há “férias”, afinal, não tiramos férias de Deus, correto?

            Nesse sentido, além de nos reunirmos para, quem sabe, o estudo de um dos documentos da Igreja ou mesmo documentos do Movimento das ENS, há a possibilidade de um bom encontro para um louvor, onde podemos agradecer a Deus a alegria de mais um ano que se inicia, entregando a Ele o desafio de uma caminhada feliz e perseverante que realizaremos em 2012.

            Esse encontro de louvor pode ser seguido de uma sessão bem agradável de “cinema em casa” – com pipoca e refrigerante, claro! Recomendamos, certamente, o belíssimo filme “Aparecida – O milagre”, de 2010, que conta a história comovente de um menino, devoto de Nossa Senhora Aparecida, e sua experiência dramática de fé. É um ótimo programa para fazermos em Equipe.

            E são tantos os títulos interessantes: “Irmão de Fé”, “Francisco de Assis”, “Paixão de Cristo”,  “Prova de fogo” bastando-nos criatividade e iniciativa.

            Desejamos a todos um ano de muitas alegrias em Equipe, estruturadas na fidelidade dos encontros mensais programados.

Grande abraço,
Roseli e Aguinaldo
CRS ITAIPAVA

Encontro da Equipe 02 com Dom Gilson Andrade

Com muita alegria encontramos Dom Gilson Andrade no dia 07/12/2011 - festa do Jubileu de Prata de Mons José Maria, na Matriz de São José de Itaipava.   
Nossos amigos Ivanete e Walmick (Equipe 01) registraram este momento.
Saudades do sacerdote amigo.
“Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque” (Salmo 109,4)

Com carinho,
Equipe 02 - Nossa Senhora do Amor Divino