Na noite em que comemorou sete anos de seu governo episcopal na Diocese de Petrópolis, Dom Filippo Santoro presenteou os fiéis, ao anunciar, que ainda este ano, estará editando o decreto, transformando a Paróquia Nossa Senhora do Amor Divino, localizada em Corrêas, em Santuário Mariano. O anunciou pegou de surpresa padres e fiéis, que aplaudiram a decisão do bispo, já que Nossa Senhora do Amor Divino é padroeira da Diocese, do Seminário Diocesano e de Corrêas, cuja devoção teve inicio na Capela localizada no Colégio Padre Corrêa.
A missa, celebrada na Igreja de Corrêas, na noite de 11 de julho, contou com a presença dos bispos Dom João Carlos Petrino e Dom Eduardo, do prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi e do deputado federal, Hugo Leal, além de vereadores e diversas autoridades, assim como padres da Diocese e do Movimento Comunhão e Libertação. Com a igreja lotada, Dom Filippo Santoro agradeceu os setes anos de governo episcopal, afirmando que tudo o que foi realizado ao longo deste período foi com a colaboração direta dos padres e dos leigos. “Foi possível fazer o plano pastoral e outras ações, pois tive a colaboração de todos e agora o mesmo acontecerá com a missão nas escolas, quando vamos levar a presença e a paz de Jesus Cristo”
Dom Filippo Santoro destacou ainda a importância de viver em comunhão com os padres, com o povo de Deus e com o Papa, comentando que ao longo dos seus 63 anos, comemorado no dia 12 de julho, principalmente nestes anos que é bispo, tem tido sempre o desejo de trabalhar em comunhão com todos. “A presença na sociedade foi e está sendo possível, graças ao diálogo e respeito com as autoridades, mas sempre com autonomia de juízo, principalmente quando se trata em defender a situação dos mais pobres, neste caso dos flagelados. É o que estamos fazendo, quando cobramos a construção das casas para as vitimas das chuvas”.
Com relação a transformar a Paróquia de Corrêas em Santuário Mariano, Dom Filippo Santoro disse que este é um desejo seu, pois celebrou na Igreja de Correas a segunda missa na Diocese de Petrópolis. “Hoje, renovo aqui a minha entrega a Deus e coloco todo o meu trabalho nas mãos de Nossa Senhora”, frisando que um dos motivos pelo qual vai decretar a transformação da Igreja de Corrêas em Santuário é devido a devoção dos fiéis a Nossa Senhora do Amor Divino.
A homilia da missa foi feita pelo Monsenhor Gilson Andrade, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino. Ele ressaltou a importância do trabalho de Dom Filippo Santoro desde que chegou a Diocese, entre eles a recuperação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), restabelecendo nela a identidade católica. Monsenhor Gilson citou ainda o Plano Pastoral de Conjunto, o trabalho pelas vocações, estando presente no Seminário e outras iniciativas como a implantação da missão popular na Diocese.
Fonte: Diocese Petrópolis
Nenhum comentário:
Postar um comentário