domingo, 29 de maio de 2011

"Maria Visita 1"


A noite do dia 27/05/2011 foi uma noite de oração e devoção mariana. Realizamos o Maria Visita entre as Equipes 01 - Nossa Senhora do Amor Divino e 05 - Nossa Senhora Mãe Rainha. Rezamos o terço e podemos contemplar as alegrias de SERVIR  Jesus, a exemplo de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.
Agradecemos ao Casal Ligação - Ana Lucia e José Proença, pela valiosa intercessão por este momento de louvor e gratidão!

Roseli e Aguinaldo
CRS

Missa mensal na Posse - 07/05/2011


Estivemos reunidos na Posse no último dia 07 de maio de 2011 para nossa missa das Equipes de Nossa Senhora do Setor Itaipava. O celebrante foi nosso querido Mons. Gilson Andrade (SCE Equipe 02). Muitos casais presentes! Ao final nos confraternizamos pela alegria de pertencer ao movimento.
A paz de Jesus
E o amor de Maria.
Abraços a todos os casais equipistas
Veronica e Leandro
Lu e Marcelo
Equipe 05 - Nossa Senhora Mãe Rainha

Noticias da Equipe 01 - Nossa Sr. do Amor Divino


Mês de Maio
Neste mês de maio, em decorrer do mês Mariano, a nossa Equipe 01 – Nossa Senhora do Amor Divino, se reuniu todas as quartas-feiras para rezarmos o terço. Uma ideia proposta por nosso Sacerdote Conselheiro Espiritual, Mons. José Maria.
Estivemos presentes na missa mensal que aconteceu na paróquia da Posse. Foi muito bom celebrar com nossos irmãos equipistas a Eucaristia.
Aniversariantes do mês
 ANIVERSARIANTES
DIA
Aniversário de Casamento
do casal Ivanete & Valmick
14/05
Aniversário de Caroline
Filha do casal Nenéa & Pio
20/05

Abraços e fiquem com Deus!
Nenéa & Pio
Casal Repórter
Equipe 01

"Maria Visita 2"

No dia 28 de maio de 2011, as 19h30min os casais das equipes 02 – Nossa Senhora do Amor Divino e 04 – Nossa Senhora Rainha da Paz, se reuniram para o momento “Maria Visita” juntamente com o Casal Ligação (Ana Lucia e Cazé) e do SCE Setor Pe Jardel Lima.
Noite de muitas graças e bençãos!!!
Com as bençãos de Nossa Senhora, aconteceu em nossa casa o encontro entre as equipes 02 e 04 do Setor Itaipava.
Momentos de oração e devoção a Nossa Senhora.
Na foto Mirian e Mario, Marco Antonio e Janete, Paulo e Jussara, Paulinho e Carla, Ana Lucia e Cazé e nosso querido Pe. Jardel Lima (diretor espiritual do nosso setor).

Carla e Paulinho Cleffs
Casal Repórter
Equipe 04

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Oração do Papa Bento XVI a Nossa Senhora

Maria, Mãe do “sim”, vós escutastes Jesus
e conheceis o timbre de sua voz e as batidas de seu coração.
Estrela da manhã, falai-nos d’Ele
e contai-nos como é vosso caminho para seguí-lo pela senda da fé.
Maria, que em Nazaré vivestes com Jesus,
imprimi em nossa vida vossos sentimentos,
vossa docilidade, vosso silêncio que escuta
e fazei florescer a Palavra em opções de autêntica liberdade.
Maria, falai-nos de Jesus, para que o frescor de nossa fé
brilhe em nossos olhos e aqueça o coração de quem se encontra conosco,
como o fizestes ao visitar Isabel,
que na velhice se alegrou convosco pelo dom da vida.
Maria, Virgem do «Magnificat»,
ajudai-nos a levar a alegria ao mundo e, como em Caná,
conduzi todo jovem, comprometido no serviço aos irmãos,
a fazer só o que Jesus disser.
Maria, dirigi vosso olhar ao Ágora dos jovens,
para que seja terreno fecundo da Igreja italiana.
Rezai para que Jesus, morto e ressuscitado,
renasça em nós e nos transforme em uma
noite cheia de luz, cheia d’Ele.
Maria, Virgem de Loreto,
porta do céu,
ajudai-nos a elevar o olhar.
Queremos ver Jesus,
falar com Ele
e anunciar seu amor a todos.
Amém.
Papa Bento XVI

segunda-feira, 23 de maio de 2011

"Não vos afasteis de Jerusalém" e a meditação da Palavra


Essa foi a ordem de Jesus para os discípulos, porque era preciso amadurecer junto com a comunidade dos apóstolos a realidade da ressurreição. A Sagrada Escritura nos propõe nesse período o evangelho dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35), uma linda caminhada de amadurecimento e reencontro com o Cristo ressuscitado.   
         É bom lembramos que esses dois homens eram seguidores de Jesus, participaram da Paixão do Senhor. O Evangelho não nos relata como foi essa participação, mas nos fala da volta desses dois homens para suas casas, que após a morte de Jesus voltaram para a sua realidade, para sua aldeia em Emaús. Estavam desanimados, cansados, tristes, abatidos, sem esperança e no caminho de volta Jesus se apresenta para eles, e lhes faz uma pergunta: “Por que vocês estão tristes?”. A resposta vem com os relatos dos últimos acontecimentos em Jerusalém: “És tu o único forasteiro que não sabes o que aconteceu?”. Eles começam a explicar para Jesus o que tinha acontecido e mencionam Jesus como alguém que havia passado pela vida deles, como um profeta poderoso em palavras e ainda disseram: “Achávamos que era ele que havia de restaurar Israel, mais hoje já é o terceiro dia e nada aconteceu”. Meus irmãos equipistas, na nossa caminhada muitas vezes somos tentados a voltar para Emaús, abandonando nosso chamado de viver um matrimônio santo. Muitas vezes deixamos que a falta de esperança, a tristeza, a incerteza, o cansaço tome conta da nossa vida conjugal, de modo que todos esses sentimentos negativos ceguem o nosso coração a ponto de não conseguirmos enxergar o Cristo ressuscitado no nosso esposo ou esposa.Temos que acreditar e viver a força da Palavra que é luz para iluminar os nossos passos. Então, Jesus começa a explicar-lhes as Escrituras relatando para eles a história da salvação, vemos aqui a importância da meditação e a força da palavra, pontos concretos de esforço. É preciso ler e saborear a Palavra para que nos momentos difíceis possamos nos agarrar e nos embasar nas promessas do Nosso Deus, para que sejamos sustentados pela força da Palavra. E Jesus diz a eles: “Homens sem inteligência”, se não temos a Palavra como referência, somos tartos para entender os planos de Deus para nossa vida.
Quando Jesus disse: “não vos afasteis de Jerusalém”, Jesus queria que eles permanecessem junto à Cidade Santa, cidade referência onde aconteceram os grandes fatos da Sua vida, Paixão, Morte e Ressurreição; lugar onde mais tarde o Espírito Santo desceria sobre eles e a Graça preencheria a vida daqueles homens. Não nos afastar de Jerusalém, para nós casais equipistas significa, não nos afastarmos dos Pontos Concretos de Esforço, sermos fieis aos nossos propósitos. Hoje damos ênfase à meditação da Palavra. É lindo ouvir a frase dos discípulos assim que reconhecem Jesus ao partir o pão, um diz para o outro: “não nos abrasava o coração quando ele nos explicava as Escrituras?” Precisamos deixar que essa brasa aqueça a nossa alma matrimonial e que essa Palavra seja o sustento para vivermos esse grande mistério do sacramento do matrimônio. Eles voltam para Jerusalém, anunciando a experiência como Cristo ressuscitado. Essa também é nossa missão como casais equipistas: voltar para anunciar com a nossa vida sustentada pela força da Palavra, que é luz para iluminar o nosso matrimônio, que Jesus está vivo e que a família é a base sólida para um mundo mais cristão!
Carla e Paulinho
Casal Repórter   
Equipe 4 – Nossa Senhora Rainha da Paz
Setor Itaipava

domingo, 22 de maio de 2011

Colegiado do Setor Itaipava

Da esquerda para direita (de pé): José Proença e Ana Lúcia; Tereza e Beto; Janete e Marco Antonio; Ana Lúcia e Cazé; Padre jardel Lima; (abaixados) Bento (e Sandra); Roseli e Aguinaldo.
Ausentes na foto, mas integrantes do nosso Colegiado: Pio e Nenéia.

EXPERIÊNCIA COMUNITÁRIA/2011

Com muita alegria apresentamos a todos os casais equipistas do nosso Setor Itaipava e aos nossos queridos Conselheiros Espirituais, os casais integrantes da Experiencia Comunitária/2011. Contamos com as orações de todos vocês por todos esses casais que iniciam uma caminhada na busca do Cristo. Que Maria seja intercessora e mãe desta experiência. "O caminho é longo, mas é por este caminho que decidimos andar! Um ideal elevado tem o preço elevado, mas grande é a recompensa quando o buscamos imbuídos de intenções sinceras, vontade determinada e esforços concretos". (Pe Avelino Pértile)
Deus nos abençoe. 



sábado, 21 de maio de 2011

Sessão de Formação I - Teresópolis

Bem aventurado o servo, diz o Evangelista São Lucas, a quem o Senhor, quando vier, encontrar vigilante; em verdade vos digo que o constituirá sobre todos os seus bens”(Lucas 12,37 e Mateus 24,47).

Queridos Casais Equipistas,
Pedimos orações para nossa SESSÃO DE FORMAÇÃO I, que será realizada na cidade de Teresópolis – RJ, e que contará com a presença do Padre Quinha, SCE do Setor Petrópolis.
Esse momento faz parte do conjunto de instrumentos de formação que o Movimento põe à disposição de seus membros auxiliando-os a caminhar para a santidade no e pelo casamento, que é a finalidade essencial das Equipes de Nossa Senhora, através da vivência do objetivo geral do Movimento no Brasil.
DATA: 04 e 05 de junho de 2011 (sábado e domingo)
LOCAL: Sítio Assunção – Teresópolis (RJ)
END.: Quebra-Frascos – Acesso à frente do Posto Policial na saída para Itaipava.
HORÁRIO: Início: às 08:00h de sábado; Término: às 14:00h de domingo.
VALOR DAS INSCRIÇÕES: R$ 60,00 por casal, a ser pago no ato da inscrição ao CRS.
ATENÇÃO!!! Essa Formação é destinada ao casais integrantes do Colegiado de Setor, dispomos somente de vaga para DOIS CASAIS, do nosso COLEGIADO.
Contamos com todo o seu entusiasmo e dedicação, e colocamos esta Sessão de Formação I sob a proteção de Nossa Senhora do Amor Divino.
Um fraterno e carinhoso abraço,
Roseli e Aguinaldo
CRS Itaipava

Convite

Movimento de Espiritualidade Conjugal
Convite para Missa Mensal
Convidamos todos os casais equipistas e viúvas do Setor Itaipava a participarem da Missa Mensal em ação de graças pelo Movimento a realizar-se no dia 11 de junho de 2011, às 18h30min, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amor Divino – em Corrêas. Após a Missa nos confraternizaremos na cantina da Igreja.

“O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome!”

Abraço fraterno,
Roseli e Aguinaldo
CRSetor Itaipava

terça-feira, 10 de maio de 2011

sábado, 7 de maio de 2011

61 anos do Movimento das Equipes de Nossa Senhora no Brasil

"Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho!"
Queridos casais equipistas
Paz e Bem!
Há 61 anos o Senhor faz maravilhas nas ENS!
No próximo dia 13 de maio, as ENS completam mais um ano de vida semeada em muitos lares brasileiros. Um Movimento que tem uma única proposta de vida: o AMOR a Deus, ao cônjuge e ao próximo merece nosso respeito e admiração.
São 61 anos aliando sabedoria e juventude entre seus membros. A nós, responsáveis pela sua Unidade e Carisma Fudador, cabe continuar zelando com fervor por sua vida.
"O difícil não é viver com entusiasmo a juventude, mas, sim, com fidelidade a idade adulta e com fervor a velhice" (Pe. Caffarel).

Queridos, pedimos-lhes que incentivem os Setores de sua Região a, juntos, celebrarem com júbilo Eucaristias em ação de graças por esse tesouro de Deus aos casais, lembrando os iniciadores, pais das Equipes em nossa terra, Nancy e Pedro Moncau.
Com carinho e sempre unidos em oração,
Graça e Juarez

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Mensagem do Casal Regional

Queridas Mães,
Neste mês dedicado a Maria, em que comemoramos o Dias das Mães, vamos reacender em nós, no nosso interior, essa grande chama do "Amor maior de Maria", a grandiosa Mãe da humanidade.
Se soubermos nos dedicar, realmente, a esse grande momento, vivendo ativamente o que a Igreja, através de nosso Movimento, nos ensina: a Maria Visita, reza diário do Magnificat e do Terço, as Novenas, etc., teremos, com toda a certeza, um "Dias das Mães" maravilhoso, sentindo, efetivamente, que o "Senhor faz maravilhas em nossas vidas".
Vivenciando tudo isso, sentiremos a presença viva do Espírito Santo em nossas vidas, porque Ele sempre age quando fazemos o que Ele quer: unirmo-nos em oração para sermos um só coração em Cristo.
Antes de sermos mães, somos filhas muito amadas dessa grande Mulher, a "Cheia de Graça"; a "Bendita entre as mulheres".
Se a saudarmos em plenitude o Senhor, por certo, estará conosco.
Feliz Dia das Mães,
Sandra e Bento
CRR Rio II

segunda-feira, 2 de maio de 2011

XI ENCONTRO INTERNACIONAL 2012 - LOGOMARCA

XI ENCONTRO INTERNACIONAL 2012 - BRASILIA - LOGOMARCA
A criação do logotipo do XI Encontro Internacional das Equipes de Nossa Senhora inspirou-se na pesca milagrosa no rio Paraíba, quando os pescadores recolheram em sua rede a estátua de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Uma pesca na origem da devoção à Virgem de Aparecida.
A rede de pesca com a imagem de Nossa Senhora Aparecida no alto de Brasília 2012, o local do Encontro, invoca a intercessão da Virgem Aparecida em favor de todos os participantes do Encontro.
A cruz sobre a proa do barco destaca o sinal de Cristo à frente do Movimento das Equipes de Nossa Senhora.
O casal de mãos dadas dentro do barco simboliza a experiência e a vivência da espiritualidade conjugal, uma espiritualidade encarnada na vida quotidiana que conduz os cônjuges a caminhar juntos sustentando-se reciprocamente nas alegrias, nas esperanças e nas dificuldades da vida.
O barco quer dar um outro sentido: os cônjuges que “navegam juntos” na vida, que trabalham juntos na busca da espiritualidade, na missão e no serviço à Igreja e ao mundo. Nós estamos acostumados a pensar no caminho de um casal e então nós retomamos frequentemente um casal em marcha, na montanha. Mas também o barco é rico de símbolos. Ele desliza sobre um mar calmo, que faz ondas ou se agita, ele é um ponto de apoio ao qual se agarrar. O barco, assim como a vida, movimenta-se num mar que acolhe, que lança à frente, no qual é preciso se empenhar para flutuar num mar rico de variadas experiências, de adversidade, de dificuldade, de tentações, mas também de fartura, de abundante colheita de dons e de frutos.
A rede de pesca quer representar o mundo inteiro, onde nós todos somos chamados a viver partilhando as necessidades, as urgências, os projetos de uns e de outros, sem nenhuma diferença, pelo único fato de pertencer à humanidade, amada e salva por Deus.
O zero de 2012 é formado pelo entrelaçamento de duas alianças para simbolizar o sacramento do matrimônio, a união do casal que se funda no amor de Deus.
As cores verde, amarela e branca que formam a rede são uma referência às cores do Brasil, país que acolherá o XI Encontro Internacional das ENS.
Enfim, a parte inferior apresenta o logotipo oficial das ENS, no formato de um peixe; ele representa a “internacionalidade do Movimento que se reúne como comunidade ao redor do Cristo.

Convite

Movimento de Espiritualidade Conjugal
Convite para Missa Mensal
Convidamos todos os casais equipistas e viúvas do Setor Itaipava a participarem da Missa Mensal em ação de graças pelo Movimento a realizar-se no dia 07 de maio de 2011, às 19h na Igreja Matriz de São João Batista – na Posse
Após a Missa nos confraternizaremos na cantina da Igreja.
 “O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome!”
Abraço fraterno,
Roseli e Aguinaldo
CRSetor Itaipava

domingo, 1 de maio de 2011

Missa Mensal

Missa mensal na Igreja Matriz de São José de Itaipava - 02/04/2011


  Missa mensal na Igraja Matriz de Nossa Senhora do Amor Divino 12/03/2011

Dai graças ao Senhor porque Ele é bom!

DAI GRACAS AO SENHOR PORQUE ELE E BOM!!!!!
Vivemos um tempo de graça abundante em nossas vidas, participamos do Movimento das Equipes de Nossa Senhora, que tem como objetivo a busca de santidade da vida em casal. Somos uma comunidade de sete casais que se reúne mensalmente, cada mês na casa de um, com objetivo de rezar, partilhar e nos aprofundar na fé.
Nesses últimos anos só temos a agradecer a bondade do Senhor que tem nos alcançado com a sua eterna misericórdia, podemos dizer que estamos crescendo a cada dia na busca pela santidade, como já dizia o grande João Paulo II, “o futuro da humanidade passa pela família.”
Este ano começamos a nossa caminhada sob a direção espiritual do Monsenhor José Maria e sob o pastoreio dos nossos irmãos Doca e Ane, que têm a missão de nos guiar e nos incentivar nesta busca.
Aconteceu na nossa paróquia no dia 02 de abril a missa mensal que é uma proposta do movimento e tem por objetivo congregar todas as equipes do setor na celebração da Eucaristia, pois Ele é o pão da Vida.
Também participamos do retiro anual que aconteceu na capela do Bonfim em Corrêas onde tivemos a grande graça de ter como pregador  Monsenhor Gilson, que nos levou a refletir sobre a grandiosidade do mistério do sacramento do matrimônio.  Só temos que dar graças ao Senhor por estar proporcionado em nossas vidas um tempo de maravilhas experimentado por todos nós, não porque somos merecedores mais porque Ele é bom e eterna é a sua misericórdia!
Paulinho e Carla
Casal Repórter
Equipe 04 - Nossa Senhora da Paz