sábado, 30 de abril de 2011

Retiro Anual.

EQUIPES DE NOSSA SENHORA
PROVÍNCIA LESTE
REGIÃO RIO II
SETOR ITAIPAVA
RELATÓRIO DO RETIRO ANUAL DO SETOR ITAIPAVA
Retiro Anual – Capela Nosso Senhor do Bonfim - Corrêas –
Pregador: Mons. Gilson Andrade da Silva
Data: 10 de abril de 2011 - domingo
Início: 8h30min
Com a programação acima descrita, o Setor Itaipava realizou no dia 10/04/2011, domingo, o seu primeiro retiro anual com a participação de 20 (vinte) casais, incluindo o casal responsável do setor.
O retiro ocorreu num só dia (e não em dois, como recomendado pelo Movimento) por alguns motivos que entendemos decisivos:
1º) A tragédia das chuvas vitimou casais equipistas do Setor, sendo que 4 deles perderam suas casas e/ou grande parte de seus pertences, constituindo-se, assim, um retiro de 2 dias, altamente custoso para tais pessoas.
2º) O retiro de dois dias obrigaria o Setor, recém-formado a buscar uma casa que oferecesse estadia, com café, almoço e jantar, onerando em alto valor os equipistas que, em sua grande maioria, têm baixo poder aquisitivo.
3º) As equipes do Setor Itaipava são, em sua maioria, de casais jovens, com um número elevado de crianças pequenas.
A ESTRUTURA
O casal responsável de Setor conseguiu com o pároco da Igreja Matriz de Corrêas, Padre Antonio Carlos, o local para a realização do retiro: Capela Nosso Senhor do Bonfim, em Correas, gratuitamente. O local dispõe, além da Capela, de uma sala de palestras, cozinha e refeitório e dois banheiros amplos, além da vista da natureza bastante propícia para o retiro. Fica próximo a entrada para a trilha de escalada do Morro Açú.
Contamos com o auxílio de uma pessoa (Dona Aparecida) que esteve disponível para servir o café e o almoço, além das senhoras Vanda, Lia e Fátima, moradoras do local e que ajudaram, também, no serviço da cozinha.
O Casal Setor comprou o material de limpeza e do café, tais como pães, biscoitos, pó de café, açúcar, frutas e sucos.
O almoço foi partilhado entre as equipes, cabendo a cada uma um item.
O DESENVOLVIMENTO DA PAUTA
Pontualmente às 8h30min teve início o retiro, sendo os casais recebidos com um cafezinho, ocasião em que foi feito, também, o credenciamento, com a entrega de crachás e pasta.
Ato seguinte, os casais reuniram-se na sala de palestras para a primeira pregação do Monsenhor Gilson. No uso da palavra, Monsenhor nos falou sobre a importância de voltarmos às origens, às fontes, para compreendermos o amor e o projeto de Deus para nós, casais. Falou-nos da graça de termos nos casado e que o objetivo dos casais ali presentes é, mais ainda, ser casais missionários. Falou da importância de, sempre que possível, o casal se retirar para entender o que Deus quer para o Matrimônio, a importância de silenciar para encontrarmos a Deus. Motivou a cada equipista fazer um momento individual de deserto onde cada um refletisse o seu papel dentro do matrimônio a que foi chamado. A segunda pregação foi baseada num texto de Padre Cafarel: “A espiritualidade conjugal”, destacando o Monsenhor Gilson que os casais devem ser buscadores de Deus. Duas pessoas que se uniram para isso. Citou São Paulo em Efésios 5, 25-33 – mistério do Cristo com a Igreja ou do sacramento do matrimônio. Deus criou o homem e a mulher para que se amem. Padre Cafarel nos diz que o matrimônio é uma obra prima de Deus. Monsenhor Gilson salientou que o casamento é uma realidade grande, um mistério. Disse, ainda, o Monsenhor que a espiritualidade conjugal é a ciência, o conhecimento que trata da vida cristã e dos caminhos que conduzem a santidade própria do casal. Falando sobre as dificuldades do matrimônio, Monsenhor Gilson comentou que a crise ocorre quando um quer sempre vencer o outro pelo cansaço, quer fazer prevalecer o que ele acha, em detrimento do outro. Contudo, a crise tem o benefício da purificação. Enfatizou, aqui, então, a importância do dever de sentar-se que significa “entrar no pensamento de Deus”. O que Deus está pensando pra nós, para nossa vida, para a maternidade, para a paternidade. Exortou-nos a desenvolver um estilo cristão da família, da casa. Motivou, agora, um novo deserto, dessa vez em casal, respondendo-se a seguinte pergunta: “Como fazer para que tudo o que a gente vive em casal seja mais cristão?”
Após o deserto, os casais foram divididos em 4 grupos para discussão da partilha de grupo, última página do roteiro.
Encerramos a primeira parte do retiro com o almoço.
Na segunda etapa do retiro, o casal Ana Lucia e Proença apresentou a palestra REUNIÃO DE EQUIPE aos equipistas, discorrendo sobre os pontos do livro azul apresentado no EACRE 2011.
Em seguida, os casais Janete e Marco Antônio (Equipe 2) e Carla e Paulo (Equipe 4), deram o testemunho de “ser um casal equipista”.
Segui-se um flash apresentado pelo casal responsável de setor, Roseli e Aguinaldo, sobre “O Serviço nas ENS” mais especificamente quanto aos CRE, casal repórter, casal social, casal liturgia, casal animador, casal anfitrião, casal intercessor.
O retiro foi encerrado com uma adoração ao Santíssimo na capela e, em seguida, com a foto oficial dos participantes.
“O Poderoso fez em mim maravilhas e Santo é seu nome”.
Com carinho,
Roseli e Aguinaldo
CRS Itaipava
Algumas fotos desse momento:
Capela de Nosso Senhor do Bonfim - Corrêas

Setor Itaipava - Foto oficial do Retiro/2011
Momento de partilha em grupo
      Partilha...


                   Apresentação do Colegiado do Setor



Secretariado Nacional



O Secretariado Nacional das Equipes de Nossa Senhora está localizado na cidade de São Paulo e é, funcionalmente, um Centro de Serviços e Atendimento aos equipistas de todo Brasil. Entre suas atribuições estão a de organizar, fazer imprimir e manter atualizada a documentação específica do Movimento, além dos estoques de livros e documentos, editados pelo Movimento a níveis adequados. Organiza, atualiza e controla permanentemente o cadastro dos equipistas e suas contribuições, cuida da expedição da Carta Mensal, publicação oficial das ENS. Mantém contato com a sede internacional do Movimento através de intercâmbio de informações e estatísticas. Organiza o transporte dos casais que participam dos Encontros do Colegiado Nacional e dá apoio logístico a esses encontros.
Horário de Funcionamento
De segunda a sexta-feira
das 8 às 17horas
Endereço
Rua Luis Coelho, 308 cj 53
CEP 01309-902
São Paulo - SP
Fone: (11) 3256 1212
Fax: (11) 3257 3599

E-mail
secretariado@ens.org.br

cartamensal@ens.org.br

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mais informações...

Para mais informações sobre as Equipes de Nossa Senhora (ENS)

clique aqui para entrar no site oficial.



O Movimento


Setor
O Setor é uma comunidade de equipes que querem caminhar juntas e se ajudar mutuamente nesse caminho. Elas formam uma unidade geográfica de cinco a vinte equipes. A responsabilidade do Setor é confiada a um casal, por convite do Movimento. Esse casal é chamado "Responsável de Setor" e é ajudado por "uma equipe de setor", constituída por alguns casais e um Sacerdote Conselheiro Espiritual. O tempo de serviço do casal Responsável de Setor é de três anos.
A animação espiritual das equipes, a ligação entre elas, a formação, a organização de atividades e a difusão do Movimento são as suas principais funções.
Organização
Uma equipe não pode viver isolada...O Movimento das Equipes de Nossa Senhora possui uma organização destinada a coordenar, animar, apoiar, servir e manter a sua unidade. Essa unidade é constituída e formada pelo desejo de progredir juntos na fidelidade ao espírito e aos seus métodos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Noticias




Números de Inscrições no Brasil para o XI Encontro Internacional
Acompanhe o total de pessoas inscritas para o evento.

(06/04/2011)

Casais responsáveis pela Inscrição do Encontro Internacional
Relação dos casais responsáveis pelas inscrições.

(10/01/2011)

Lançado o site oficial do XI Encontro Internacional das Equipes. Brasília - 2012
Veja a carta do casal responsável pela ERI , Carla e Carlo Volpini.

(08/12/2010)

3ª Peregrinação Nacional das Famílias
Dias 28 e 29 de maio de 2011 em Aparecida-SP

(29/11/2010)

As Equipes de Nossa Senhora e os seus membros mais idosos
Documento da ERI ( por meio de uma de suas Equipes Satélites) - Vejam

(04/11/2010)

Eventos
Abril 2011


3ª Peregrinação Nacional das Famílias
As Equipes de Nossa Senhora  e os seus membros mais idosos. Documento da ERI ( por meio de uma de suas Equipes Satélites) - Vejam














Carta Mensal




Abril 2011

No Coração de Jesus - “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados” (Ef 5,1)
Sendo comunidades vivas
Formação é verdadeiro encontro com o Senhor
Equipe, pequena “Ecclesia”
O discípulo de Cristo e a preservação do planeta
Brasília – santuário de vida e amor
Mergulho em águas profundas
Meditando em Equipe


Outras edições:






O que é a Carta Mensal?

A Carta Mensal é uma publicação do Movimento das Equipes de Nossa Senhora. Sua circulação é restrita a seus membros e tem como principais objetivos:

• Veículo de comunicação da Super Região (responsável pelo Movimento no Brasil);
• Instrumento de circulação da seiva do Movimento;
• Instrumento de formação para os equipistas;
• Transmissora de notícias de interesse geral;
• Favorecer e manter a unidade do Movimento

Setor Itaipava


Somos um movimento de espiritualidade conjugal católico, leigo e constituído por casais que buscam no sacramento do matrimônio um ideal de vivência cristã.
Por conhecermos as fraquezas, dificuldades e a insuficiência de nossos esforços isolados nos reunimos em Equipes sob a proteção de Nossa Senhora e através de pontos concretos de esforço procuramos progredir, como casal, família, no amor de Deus e do próximo.

História

Organização
Uma equipe não pode viver isolada...
O Movimento das Equipes de Nossa Senhora possui uma organização destinada a coordenar, animar, apoiar, servir e manter a sua unidade. Essa unidade é constituída e formada pelo desejo de progredir juntos na fidelidade ao espírito e aos seus métodos.




Eacres 2011. A todos que participam, desejamos um proveitoso e abençoado Encontro. Super-Região Brasil.

Feliz Páscoa!Formação, para amar e servir como Jesus. Tema de estudos 2011.