No dia 15 de agosto, a Igreja celebra a Solenidade da
Assunção de Nossa Senhora, ou Nossa Senhora da Glória. No Brasil, celebra – se,
no domingo, logo após o dia 15.
A Igreja professou unanimemente, desde os primeiros séculos,
a fé na Assunção de Maria Santíssima em corpo e alma à glória celestial, como
se deduz da Liturgia, dos documentos, dos escritos dos Padres e dos Doutores.
“Para nós, a Solenidade de hoje é como uma continuação da
Páscoa, da Ressurreição e da Ascensão do Senhor. E é, ao mesmo tempo, o sinal e
a fonte da esperança da vida eterna e da futura ressurreição” ( São João Paulo
ll, Homilia). A festa da Assunção é um dia de alegria. Deus venceu. O amor
venceu. Venceu a vida. Mostrou-se que o amor é mais forte do que a morte. Que
Deus tem a verdadeira força e a sua força é bondade e amor.
Diz o Prefácio da Solenidade que proclama maravilhosamente o
mistério celebrado: “Hoje, a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi elevada à glória do
Céu. Aurora e esplendor da Igreja triunfante, Ela é consolo e esperança do
vosso povo ainda em caminho, pois preservastes da corrupção da morte aquela que
gerou de modo inefável o vosso próprio Filho feito homem, autor de toda a
vida”. Elevada ao Céu, Maria não se afastou de nós, mas permanece ainda mais
próxima e a sua luz projeta-se sobre a nossa vida e sobre a História da
humanidade inteira.
Maria foi elevada ao
Céu em corpo e alma: também para o corpo existe um lugar em Deus. Para nós o
Céu já não é uma esfera muito distante e desconhecida. No Céu temos uma Mãe. E
a Mãe de Deus, a Mãe do Filho de Deus, é a nossa Mãe. Ele mesmo o disse. Ele
constitui-a nossa Mãe, quando disse ao discípulo e a todos nós: “Eis a tua
Mãe!” No Céu temos uma Mãe. O Céu está aberto, o Céu tem um coração. Trata-se
de uma ocasião útil para meditar acerca do sentido verdadeiro e sobre o valor
da existência humana na perspectiva da eternidade. Queridos irmãos e irmãs, é o
Céu a nossa habitação definitiva. Dali Maria encoraja-nos com o seu exemplo a
aceitar a Vontade de Deus, a não nos deixarmos seduzir pelas chamadas falazes
de tudo o que é efêmero e passageiro, a não ceder às tentações do egoísmo e do
mal que apagam no coração a alegria da vida. O Paraíso é a verdadeira meta da
nossa peregrinação terrena. Como seriam diferentes os nossos dias, se fossem
animados por esta perspectiva! Assim foi para os santos. As suas existências
testemunham que quando se vive com o coração constantemente orientado para o
Céu, as realidades terrenas são vividas no seu justo valor porque são
iluminadas pela verdade eterna do amor divino.
Entre aqueles que são do Cristo há uma pessoa que é “de
Cristo” de modo único e inigualável: sua Mãe, aquela que O gerou como homem,
que viveu com ele, partilhando a oração, as alegrias, os trabalhos e,
sobretudo, ficando a seu lado ao pé da Cruz. Para essa criatura Jesus não
esperou o fim dos tempos para uni-la a si, na glória; imediatamente, depois de
sua morte, ela foi ao céu em corpo e alma. É esta uma convicção da Igreja,
celebrada com uma festa muito antiga, mas a partir de 1º de novembro de 1950, a
festa se tornou mais solene com a proclamação do Dogma da Assunção, pelo Papa
Pio XII.
O que diz para nós o mistério da Assunção? Maria é, também
ela, de um modo diferente de Cristo, o primeiro fruto: as primícias da
ressureição e da Igreja. Nela Deus traçou como que um esboço daquilo que, ao
final, acontecerá para toda a Igreja. Porque toda a Igreja, no fim, tornada
como ela imaculada e santa, será elevada ao céu!
Em Maria, Deus quis mostrar quão grande e profunda foi a
redenção operada por Cristo e a que tamanha glória pode conduzir a criatura que
se deixa envolver inteiramente. Maria, por sua vez, nos ensina como chegar à
glória que hoje contemplamos e nos abre o caminho. É um caminho traçado, em
todo seu percurso, por duas linhas retas: “a fé e a humildade”.
Bem-aventurada és tu que creste. Maria foi uma pessoa de fé,
sempre; acreditou na encarnação e disse: Fiat- seja feita a vossa vontade;
acreditou apesar do longo silêncio de Nazaré; acreditou no Calvário. Acreditou
também quando tudo parecia estar sendo desmentindo pelos fatos, também quando
não compreendia; deixou-se conduzir docilmente por Deus, como uma ovelha que
segue o Cordeiro conduzido à imolação, como é definida num hino da liturgia
bizantina (Romano, o Mélode).
A humildade é a explicação do mistério de Maria e da sua
eleição. Ela foi “cheia de graça” porque era vazia de si.
Para que Deus possa realizar “grandes coisas” também em nós,
para que possa conduzir-nos àquela glória final alcançada por Maria, é
necessário, portanto, que nós também apresentemos estes dois requisitos: a fé e
a humildade.
Quem poderá ter uma fé pura e forte como a da Mãe de Jesus?
Quem poderá alcançar a profundidade e a sinceridade da sua humildade? Ninguém!
Podemos, porém, aproximar-nos dela, imitar- lhe a docilidade e a abertura a
Deus. Podemos, sobretudo, rezar a ela: Aumentai nossa fé; ensinai-nos a
permanecer na humildade “sob a poderosa – e paterna- mão de Deus”. É a oração
que, levantando o olhar, lhe dirigimos neste dia, em que a liturgia no-la
apresenta como Rainha sentada à direita do Rei.
As leituras contemplam esta realidade. A 1ª Leitura (Ap 11,
19; 12, 1-10) apresenta uma mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés, e
do Filho que ela deu à luz, um varão, que irá reger todas as nações. Nesta
imagem a Mulher e o Filho representam Jesus Cristo e a Igreja, mais a mulher
confunde-se também com Maria, pois nela realizou-se plenamente a Igreja.
A 2ª Leitura (1 Cor 15, 20-27) completa a ideia da 1ª
leitura: Paulo, falando de Cristo,
primícia dos ressuscitados, termina dizendo que, um dia, todos os que crêem
terão parte na Sua glorificação, mas em proporção diversa: “Primeiro, Cristo,
como os primeiros frutos da seara; e a seguir, os que pertencem a Cristo” (1
Cor 15, 23). Entre os cristãos, o primeiro lugar pertence, sem dúvida, a Nossa
Senhora, que foi sempre de Deus, porque jamais conheceu o pecado. É a única
criatura em quem o esplendor da imagem de Deus nunca se viu ofuscado; é a
Imaculada Conceição, a obra prima e intacta da Santíssima Trindade em quem o
Pai, o Filho eo Espírito Santo sentiram as suas complacências, encontrando nela
uma resposta total ao Seu amor.
A resposta de Maria ao amor de Deus ressoa no Evangelho (Lc
1, 39-56), tanto nas palavras de Isabel que exaltam a grande fé que levou Maria
a aderir, sem vacilação alguma à vontade de Deus, como nas palavras da própria
Virgem, que entoa um hino de louvor ao Altíssimo pelas maravilhas que realizou
nela.
Ela é a nossa grande intercessora junto do Altíssimo. Maria
nunca deixa de ajudar os que recorrem ao seu amparo: “Nunca se ouviu dizer que
algum daqueles que tivesse recorrido à vossa proteção fosse por Vós
desamparado”, rezava São Bernardo. Procuremos confiar mais na sua intercessão,
persuadidos de que Ela é a Rainha dos céus e da terra, o refúgio dos pecadores,
e peçamos-lhe com simplicidade: Mostrai-nos Jesus!
A Assunção de Maria é uma preciosa antecipação da nossa
ressurreição e baseia-se na Ressurreição de Cristo, que transformará o nosso
corpo corruptível, fazendo-o semelhante ao seu corpo glorioso (Fil 3, 21 ). Por
isso São Paulo recorda-nos (1 Cor 15, 20-26): “Se a morte veio por um homem
(pelo pecado de Adão), também por um homem, Cristo, veio a ressurreição. Por
Ele, todos retornarão à vida, mas cada um a seu tempo: como primícias, Cristo;
em seguida, quando Ele voltar, todos os que são de Cristo; depois, os
últimos, quando Cristo devolver a Deus Pai o seu reino… Essa vinda de
Cristo, de que fala o Apóstolo, disse São João Paulo II, “não devia por acaso
cumprir-se, neste único caso (o da Virgem), de modo excepcional, por dizê-lo
assim, imediatamente, quer dizer, no momento da conclusão da sua vida terrena?
Esse final da vida que para todos os homens é a morte, a Tradição, no caso de
Maria, chama-o com mais propriedade dormição. Externamente, deve ter sido como
um doce sono: “Saiu deste mundo em estado de vigília” ( São Germano de
Constantinopla, Homilias sobre a Virgem ); na plenitude do amor. “ Terminado o curso
da sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma à glória celestial” ( Papa Pio
Xll ). Ali a esperava o seu Filho Jesus, com o seu corpo glorioso, tal como Ela
O tinha contemplado depois da Ressurreição.
A Solenidade de hoje enche-nos de confiança nas nossas
súplicas. Pois, diz São Bernardo, “subiu aos céus a nossa Advogada para, como
Mãe do Juiz e Mãe de Misericórdia, tratar dos negócios da nossa salvação.” Ela
alenta continuamente a nossa esperança. Ensina São JosemariaEscrivá: “Somos
ainda peregrinos, mas a nossa Mãe precedeu-nos e indica-nos já o termo do
caminho: repete-nos que é possível lá chegarmos, e que lá chegaremos, se formos
fiéis. Porque a Santíssima Virgem não é apenas nosso exemplo: é auxílio dos
cristãos. E ante a nossa súplica – mostra que és Mãe –, não sabe nem quer
negar-se a cuidar dos seus filhos com solicitude maternal."
É um Mistério
grandioso, aquele que hoje celebramos, é sobretudo um Mistério de esperança e
de alegria para todos nós: em Maria vemos a meta para a qual caminham todos
aqueles que sabem vincular a própria vida à vida de Jesus, que O sabem seguir
como Maria. Então, esta solenidade fala do nosso futuro, diz-nos que também nós
estaremos ao lado de Jesus na alegria de Deus e convida-nos a ter coragem, a
acreditar que o poder da Ressurreição de Cristo pode agir também em nós,
tornando-nos homens e mulheres que, todos os dias, procuram viver como
ressuscitados, levando à obscuridade do mal que existe no mundo, a luz do bem.
Fixemos o nosso olhar em Maria, já assunta aos céus! Ela é a
certeza e a prova de que os seus filhos estarão um dia com o corpo glorificado
junto de Cristo glorioso. A nossa aspiração à vida eterna ganha asas ao
meditarmos que a nossa Mãe celeste está lá em cima, que nos vê e nos contempla
com o seu olhar cheio de ternura, com tanto mais amor quanto mais necessitados
nos vê. “Realiza a função, própria da mãe, de medianeira de clemência na vinda
definitiva” (São João Paulo ll). Digamos
com Isabel: bendita sois Vós entre todas as mulheres. Pedimos-te juntamente com
toda a Igreja: Santa Maria, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa
morte! Amém.
Confiemo-nos Àquela
que – como afirma o Beato Paulo Vl – “tendo subido ao Céu, não abandonou a sua
missão de intercessão e de salvação”. A Ela, guia dos Apóstolos, sustentáculo
dos Mártires, luz dos Santos, dirijamos a nossa oração, suplicando-lhe que nos
acompanhe nesta vida terrena, que nos ajude a olhar para o Céu e que nos receba
um dia ao lado do seu Filho Jesus.
Caros irmãos e
irmãs, o Concílio Ecumênico Vaticano ll afirma: “Maria, depois de ter sido
elevada ao Céu, não abandonou esta missão salvadora mas, com a sua multiforme
intercessão, continua a alcançar-nos os dons da salvação eterna. Cuida, com
amor materno, dos irmãos de seu Filho que, entre perigos e angústias, caminham
ainda na Terra, até chegarem à Pátria bem-aventurada” (Lumen Gentium, 62).
Invoquemos a Virgem Santa, a fim de seja a estrela que orienta os nossos passos
rumo ao encontro com o seu Filho no nosso caminho para alcançar a Glória do
Céu, a Glória Eterna.
No dia dedicado às Vocações Religiosas, Maria é apresentada
como Modelo de pessoa consagrada e um “sinal” de Deus no mundo de hoje.
(A HOMILIA DOMINICAL é semanalmente encaminhada ao blog pelo nosso querido Monsenhor José Maria Pereira, grande incentivador do Movimento das Equipes de Nossa Senhora e a quem agradecemos a pesquisa e o envio do texto).
MONSENHOR JOSÉ MARIA PEREIRA
SCE da REGIÃO RIO II
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