quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Missa de Consagração do Ministério Episcopal de Dom Gilson a Nossa Senhora do Amor Divino

No dia 25 de setembro de 2011, as 18h30min, a Equipe 02 esteve presente na missa de consagração do ministério episcopal de Dom Gilson a Nossa Senhora, celebrada no Santuário Mariano 
Nossa Senhora do Amor Divino - em Corrêas.

sábado, 24 de setembro de 2011

Dom Gilson Andrade da Silva



Manhã de bênçãos e sopro do Espírito Santo na Diocese de Petrópolis!
Estivemos presentes, com muita alegria na Ordenação Episcopal de Dom Gilson Andrade da Silva.
Na ocasião encontramos muitos amigos equipistas e Sacerdotes Conselheiros Espirituais.
Alegramo-nos também com a presença de nosso querido amigo, Dom Paulo Francisco Machado, Bispo de Uberlândia,  ex-Reitor do Seminário Diocesano de Petrópolis.
Grande abraço a todos,
Roseli e Aguinaldo
CRS Itaipava

ORDENAÇÃO DOM GILSON


Nossos irmãos equipistas Carla e Paulo Cleffs - Equipe 04  
com Dom Gilson Andrade da Silva
(24/09/2011)

ORDENAÇÃO EPISCOPAL DE DOM GILSON ANDRADE DA SILVA


Nosso querido Dom Gilson de Andrade Silva foi ordenado bispo na manhã de sábado, dia 24 de setembro, com missa celebrada na Catedral São Pedro de Alcântara, Petrópolis (RJ). Ao final de missa, Dom Gilson Andrade agradeceu a todos que contribuíram com sua formação, ressaltando a importância da sua família e dos amigos sacerdotes que lhe ajudaram ao longo de seu ministério sacerdotal.

A posse do Dom Gilson de Andrade Silva na Arquidiocese de São Salvador como bispo auxiliar, acontecerá no dia 10 de outubro. N o entanto, domingo, dia 25, Dom Gilson vai presidir a missa da 9h, na Igreja Nossa Senhora do Rosário e neste mesmo dia, celebra, às 18h30, na Igreja Nossa Senhora do Amor Divino, em Correas, e no dia 28, às 19h30, celebra na Igreja Santana e São Joaquim, Matriz de Cascatinha, todos em Petrópolis, RJ.

Além de Dom Filippo Santoro, bispo de Petrópolis, que presidiu a missa e foi o ordenante principal, a celebração contou ainda como co-ordenantes Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Arcebispo Primaz da Arquidiocese de São Salvador e Dom frei Alano Maria Pena, Arcebispo de Niterói. Ainda estavam presentes o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta e o primaz emérito do Brasil, Dom Geraldo Majella Agnelo. Também estava presente, Dom Paulo Machado, bispo de Uberlândia, que foi reitor do Seminário de Petrópolis, quando Dom Gilson foi vice-reitor. A missa contou ainda com a presença de vários sacerdotes, familiares e amigos de Dom Gilson.

Em seus agradecimentos, Dom Gilson de Andrade agradeceu a Dom José Fernandes Veloso, segundo bispo de Petrópolis já falecido, que o ordenou e Monsenhor Jorge Fachini, que foi seu reitor no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, onde também foi reitor, quando da sua nomeação como bispo. Dom Gilson de Andrade agradeceu a Dom Filippo Santoro, bispo de Petrópolis, por ter confiado nele a ele vários trabalhos, frisando “é um verdadeiro pastor desta igreja e que muito incentiva os sacerdotes”.

Na homilia, Dom Filippo Santoro ressaltou a importância do bispo para continuidade do anúncio do evangelho de Cristo, lembrando que chamado de Dom Gilson para ser bispo, “Jesus o chama para dar continuidade ao trabalho dos 12 apóstolos”. Dom Filippo lembrou a dedicação de Dom Gilson como sacerdote da Diocese de Petrópolis e os trabalhos realizados por ele, sua dedicação a formação dos futuros sacerdotes e sua dedicação a Pastoral da Juventude.



Fonte:
http://www.diocesepetropolis.org.br/

domingo, 18 de setembro de 2011

ANIVERSARIANTES... Equipe 02

Parabenizamos os aniversariantes da Equipe 02 - Nossa Senhora do Amor Divino, do mês de setembro/2011: 
Dia 03/09 - Paulo Roberto da Marcia
Dia 11/09 - Mons Gilson Andrade, SCE Equipe 02
Dia 12/09 - Pedro Henrique, filho do casal Roseli e Aguinaldo
Dia 16/09 - Carla do João Henrique  
Dia 30/09 - Janete do Marco Antonio
Grande abraço,
Roseli e Aguinaldo
 Casal Repórter

Dom Gilson - Encontro com o Papa Bento XVI

O Papa Bento XVI se encontrou no último dia 16 de setembro/2011 com todos os bispos nomeados durante o último ano e entre eles Dom Gilson Andrade da Silva nosso amado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, e instou todos a acolher os novos movimentos e carismas em suas dioceses, para ajudar os fiéis em seu caminho de santificação.O Pontífice concedeu uma audiência aos bispos “recém-estreados” que, como todo ano, há uma década, participam de um curso de formação organizado pela Congregação para os Bispos e pela Congregação para as Igrejas Orientais, para ajudá-los em seu novo ministério.
Estes cursos foram inaugurados durante o pontificado de João Paulo II e se realizam no mês de setembro, com os bispos nomeados nos doze meses anteriores. Além disso, a visita a Roma supõe também um ato de adesão dos novos prelados ao Sucessor de Pedro.
O Papa Bento XVI, nesta ocasião, quis refletir sobre um aspecto do ministério episcopal: o de discernir e acolher os “dons do Espírito” que aparecem em suas dioceses “para a edificação da Igreja”.
Neste sentido, refletiu sobre a recente Jornada Mundial da Juventude de Madri, a qual, afirmou, “mostrou, mais uma vez, a fecundidade dos carismas na Igreja, concretamente hoje, e a unidade eclesial de todos os fiéis reunidos em torno do Papa e dos bispos”.
Esta vitalidade, disse, “reforça a obra de evangelização e a presença de Cristo no mundo. E vemos, podemos quase tocar, que o Espírito Santo, ainda hoje, está presente na Igreja, que cria carismas e unidade”.
O Pontífice instou os bispos a “acolher os carismas com gratidão”, recordando que o Espírito Santo “trabalha também hoje entre nós”, ao mesmo tempo com “o discernimento, que é próprio da missão do bispo”.
O bispo, explicou, tem como parte do seu ministério pastoral “o juízo sobre a autenticidade dos carismas e sobre seu exercício ordenado, sem extinguir o Espírito, mas examinando e levando em consideração o que é bom”.
“Isso me parece importante: por um lado, não extinguir, mas, por outro, distinguir, ordenar e levar em consideração, examinando. Por isso, deve estar sempre claro que nenhum carisma dispensa da referência e da submissão aos pastores da Igreja”, sublinhou.
Neste sentido, insistiu, ao acolher os novos carismas, “o bispo realiza um grande e precioso serviço ao sacerdócio dos fiéis e à vitalidade da Igreja, que resplandecerá como esposa do Senhor, revestida da santidade dos seus filhos”.
Exortou-os especialmente a alimentar o dom fundamental da filiação divina nos fiéis: “O essencial é que nos convertamos verdadeiramente em filhos e filhas no Filho. O Batismo, que constitui os homens em 'filhos no Filho' e em membros da Igreja, é raiz e fonte de todos os demais dons carismáticos”.
Por esta razão, os bispos têm o dever de velar e agir para que os batizados possam crescer na graça e segundo os carismas que o Espírito Santo suscita em seus corações e suas comunidades”, sublinhou o Papa.

 O bispo é “sinal visível da unidade da sua Igreja particular” e tem o “dever de unificar e harmonizar a diversidade carismática na unidade da Igreja, favorecendo a reciprocidade entre o sacerdócio hierárquico e o sacerdócio batismal”.

domingo, 11 de setembro de 2011

A REUNIÃO DE EQUIPE

Com grande alegria  a Equipe 04 - Nossa Senhora Rainha da Paz, do Setor Itaipava, se encontrou nesta sexta-feira (dia 09/9/2011) na casa dos irmãos  Rosana e Sérgio para nossa reunião mensal. Tendo como casal animador Paulane e Roney e refletindo sobre o tema: A Oração, um exercício de quem ama - Capítulo 7 do livro tema/2011.
Com a graça de Deus tivemos a presença de todos os casais equipistas, além do nosso Conselheiro Espiritual, Monsenhor José Maria.
Durante a meditação o SCE nos exortou a separarmos um horário para nossa oração: "precisamos de uma programação durante o dia,  devemos  nos organizar, quando isso não acontece nossa vida espiritual fica desorganizada e consequentemente não rezamos".
Partilhamos com vocês um trecho do nosso tema.
 A oração é a fé em ato. Na oração, "o homem fala com Deus, mais também escuta Deus. Neste diálogo é o homem quem tem que entender o que Deus quer  e não Deus entender o que o homem quer".
Agradecemos a Deus pelo carinho e cuidado que Ele tem  com cada um de nós permitindo-nos participar desta grande obra nascida do seu coração, através do padre Henri caffarel, as Equipes de Nossa Senhora.
Nossa Senhora Rainha da Paz, rogai por nós !!!!

Paulinho e Carla Cleffs
Casal Repórter - Equipe 4

domingo, 4 de setembro de 2011

MISSA MENSAL

Movimento de Espiritualidade Conjugal
Convite para Missa Mensal
Convidamos todos os casais equipistas e viúvas do Setor Itaipava a participarem da Missa Mensal em ação de graças pelo Movimento a realizar-se no dia 10 de setembro, às 18h30min na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amor Divino – em Corrêas. Após a Missa nos confraternizaremos na cantina da Igreja.
 “O Poderoso fez em mim maravilhas, e Santo é o seu nome!”

Abraço fraterno,
Roseli e Aguinaldo
CRSetor Itaipava